ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Chuva constante coloca quatro rios do Estado em nível de alerta, diz Imasul

Priscilla Peres | 12/01/2016 15:06
Rio Aquidauana já atingiu o nível de emergência. (Foto: Kelly Ventorim/SEPAF)
Rio Aquidauana já atingiu o nível de emergência. (Foto: Kelly Ventorim/SEPAF)


Quatro rios de Mato Grosso do Sul subiram muito e estão em nível de alerta, segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Um deles, o Aquidauana, superou a cota de transbordo e está nível de Emergência.

O nível dos rios está sendo monitorado constantemente pela Sala de Situação do Imasul. Os rios nesta situação além do Aquidauana, são o Pardo, Coxim e Miranda. O alerta é emitido quando as medições apontam que a altura do rio ultrapassa a cota de permanência (média máxima) em 5%.

O Nível de Emergência no rio Aquidauana foi emitido ontem (11). No fim da tarde a altura do rio superou os oito metros, medida máxima do leito. A partir deste limite a água começa a avançar em áreas próximas e tomas várzeas e terrenos baixos.

A Plataforma de Coletas de Dados do rio Pardo, localizada na Fazenda Buriti, aponta uma elevação de 604 centímetros para 622 cm, tendência explicada pelo grande volume de chuva: 20 milímetros nas últimas 24 horas.

Já a do rio Coxim, localizada próximo ao município, aponta ligeiro recuo do nível, de 475 centímetros para 468 cm, porém ainda acima da cota de permanência; No rio Miranda o nível saltou de 645 centímetros para 647 cm na Plataforma de Coleta de Dados localizada na parte mais alta e de 728 centímetros para 743 cm na estação da Estrada MT-738, na jusante do rio.

Com os números nas mãos, os técnicos especialistas da Sala de Situação do Imasul avaliam com exatidão o momento em que os rios poderão ultrapassar os limites de suas calhas e inundar as regiões mais baixas, bem como o tamanho da área que a inundação pode alcançar.

“As análises são feitas levando-se em consideração a posição das estações telemétricas. Estamos sempre de olho na estação à montante (na parte mais alta do rio) para obter uma análise mais criteriosa de como ficará o volume do rio em pontos mais baixos. Com o cruzamento de dados conseguimos saber a proporção de subida dos rios por hora, avaliar as situações de risco e alertar a Defesa Civil”, explica coordenador da Sala de Situação do Imasul, Lincoln Curado.

Nos siga no Google Notícias