ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Chuva continua e aumenta estragos na cidade e zona rural

Estradas estão intransitáveis em Ponta Porã, onde prefeito já decretou situação de emergência por causa de chuvas recordes

Helio de Freitas, de Dourados | 24/02/2016 10:48
Volume de água rompeu barragem no distrito de Nova Itamarati (Foto: Divulgação)
Volume de água rompeu barragem no distrito de Nova Itamarati (Foto: Divulgação)
Estrada da Represa Proibida, intransitável após chuva (Foto: Divulgação)
Estrada da Represa Proibida, intransitável após chuva (Foto: Divulgação)

A chuva que atinge o município de Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, desde o início do ano, continua provocando estragos em várias regiões da zona rural, onde moradores do assentamento Itamarati estão ilhados por causa das estradas intransitáveis e na cidade ruas estão tomadas por buracos abertos pela enxurrada.

Conforme o coordenador de Defesa Civil, Mauro Camargo, o volume de chuvas sendo registrado em Ponta Porã está acima do normal. Somente em janeiro foram 214 milímetros, 10% maior que o volume histórico para o mês – 194,6 milímetros.

Até o dia 13 deste mês, quando foi divulgado o levantamento feito pela meteorologista Cátia Braga (CEMTEC/MS), já tinham sido registrados 45,4 milímetros em Ponta Porã, só que a chuva aumentou nesta semana e piorou ainda mais a situação, segundo Camargo.

O coordenador disse que para fazer a recuperação dos pontos mais críticos na região do distrito de Nova Itamarati seriam necessários pelo menos R$ 300 mil.

Segundo ele, em uma estrada que atende um grupo de famílias assentadas a força da enxurrada levou o aterramento da tubulação que serve para passagem da água da chuva e impediu o trânsito de pessoas e veículos. Os moradores foram orientados a pegar um desvio, aumentando o trajeto em 6 km.

Situação de emergência – Em função dos estragos provocados pela chuva, o município de Ponta Porã está em situação de emergência, decretado pelo prefeito Ludimar Novais (PDT).

Conforme o decreto, publicado na edição de sexta-feira (19) no Diário Oficial do Município, as constantes e intensas chuvas que atingem Ponta Porã desde o início de janeiro, com enxurradas, alagamentos e inundações de rios e córregos, resultaram na destruição e danificação de estradas, pontes e tubulações e causam prejuízos públicos.

Os prejuízos econômicos e sociais ocorrem principalmente no distrito de Nova Itamarati, afetando pelo menos 15 mil pessoas.

Nos siga no Google Notícias