A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

03/08/2015 07:58

Cidade que homenageia mineiro no nome faz 61 anos nesta segunda-feira

Caroline Maldonado
Apresentação da banca municipal marcou comemoração do aniversário (Foto: Cassilândia News)Apresentação da banca municipal marcou comemoração do aniversário (Foto: Cassilândia News)

Joaquim Balduíno. Esse é o nome do mineiro que chegou em 1931 nas terras que formam o município de Cassilândia. Conhecido como Cassinha, ele deu nome ao povoado que, em 1954, virou a cidade que hoje completa 61 anos.

Veja Mais
Pistoleiro executa morador em acerto de tráfico de drogas na fronteira
Boliviana indiciada após tragédia com voo da Chape pede refúgio em MS

O município comemorou o aniversário no domingo (2), com apresentação da Banda Marcial do Exército, show de cantores locais, além do tradicional desfile de tropas.

Conforme os memorialistas que registraram a história da região, em 1944, Cassinha doou parte de sua fazenda para a expansão do povoado, que, primeiramente, foi denominado São José. Mais tarde, em homenagem ao pioneiro, o local tornou-se Cassilândia.

Em março de 1946, veio a primeira escola, que foi chamada Sra. Aidê Amin. Cassinha foi assassinado por desconhecidos, segundo os cronistas da época. Ele era proprietário de balsas para a travessia do Rio Aporé, que faz a divisa natural com o Estado de Goiás. O rio tem muitas cachoeiras e corredeiras, propícias a esportes de aventura, como o rafting e o boiacross, esporte comum na região.

Em 1948, foi criado o Distrito de Cassilândia, emancipado em 1954. Com população estimada em 21,5 mil habitantes, a cidade tem a economia baseada na agropecuária, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A história da cidade é marcada também pela imigração de outras famílias mineiras, além de gaúchos e libaneses.

Boliviana indiciada após tragédia com voo da Chape pede refúgio em MS
A boliviana Celia Castedo Monasterio, indiciada pelo Ministério Público de seu país por ter autorizado o plano de voo da Chapecoense, com saída em Sa...
Hospital Universitário de Dourados alerta para golpe do falso médico
Falso médico estaria agindo em nome do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados) e nesta segunda-feira entrou em co...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions