A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

16/07/2015 08:39

Cidade que surgiu como presídio comemora 237 anos nesta quinta-feira

Liana Feitosa
Com cerca de 27 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Miranda está localizada próxima ao Pantanal e pertence à microrregião do município de Aquidauana. (Foto: Oblatos de Cristo Sacerdote)Com cerca de 27 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Miranda está localizada próxima ao Pantanal e pertence à microrregião do município de Aquidauana. (Foto: Oblatos de Cristo Sacerdote)

O município de Miranda, a 201 quilômetros de Campo Grande, comemora 237 anos nesta quinta-feira (16). Na região, descoberta graças ao desbravamento dos rios Mondego (atual Miranda) e Aquidauana, o capitão João Leme do Prado lançou em 1778 os alicerces do Presídio de Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego no dia 16 de julho.

Veja Mais
Com sítio invadido por índios, família está há nove meses fora de casa
Pistoleiro preso “some” e prefeito de Pedro Juan cobra polícia paraguaia

A construção do presídio tinha o objetivo de proteger a região contra possíveis ataques de castelhanos de Assunção, no Paraguai.

A cidade, que é uma das mais antigas de Mato Grosso do Sul, recebeu o nome de Miranda em homenagem a Caetano Pinto de Miranda Montenegro, 6º Capitão-General das capitanias de Mato Grosso e Cuiabá.

No entanto, isso só aconteceu anos mais tarde, quando o capitão Francisco Rodrigues do Prado, irmão do fundador do presídio, se empenhou para conseguir elevar o pequeno povoado, que até então se chamava Mondego, à vila. Isso aconteceu em maio de 1857, por Lei Provincial. A partir de então a vila passou a se chamar Miranda.

Com cerca de 27 mil habitantes, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Miranda está localizada próxima ao Pantanal e pertence à microrregião do município de Aquidauana.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions