A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

25/09/2015 20:00

Com calor, consumo aumenta 40% e Sanesul adota rodízio para abastecer Dourados

Flávio Paes

Com as altas temperaturas registradas em Mato Grosso do Sul nos últimos dias, o consumo de água aumentou consideravelmente. Apenas em Dourados, o aumento foi de mais de 40%, atingindo 60 milhões de litros diários de água para abastecer a população. Por conta do aumento no consumo, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) adotou medidas para garantir o abastecimento de água da população.

Veja Mais
Veículo colide em capivara, sai da pista e pega fogo nas margens da MS-157
Embriagada e cansada de apanhar, mulher mata marido com facada

“Em Dourados a produção diária de água é em média 55 milhões de litros, sendo que o consumo médio é de 51 milhões de litros. Os quatro milhões de litros restantes tornam-se reservas para prevenir eventuais desabastecimentos. No entanto, com o calor desta semana, o consumo subiu para 60 milhões de litros por dia”, destacou o gerente regional de Dourados, Paulo César Torraca.

Segundo o gerente, uma das medidas que estão sendo tomadas é o remanejamento de água das regiões mais baixas da cidade para as mais altas, possibilitando o aumento dos índices de água nos reservatórios.
Torraca explicou que, além do remanejamento, para garantir o abastecimento de água em Dourados mesmo com aumento do consumo, está sendo ativado mais um poço com vazão de 350 mil litros por hora. “Com o poço, resolvemos o problema de abastecimento mesmo com os picos de aumento de consumo provocados pelo calor”.
Dourados tem 61 mil residências atendidas pela Sanesul. Para abastecer esses domicílios, a Empresa utiliza 52% do volume de água do Rio Dourados e 48% de 12 poços artesianos.

Uso racional da água

Apesar de Mato Grosso do Sul não sofrer com falta de recursos hídricos, é necessário conscientizar a população para o consumo racional da água, principalmente em dias de muito calor, para não ocorrer o desabastecimento.
É importante que o consumidor verifique se existem vazamentos em sua residência, e evite deixar torneiras abertas ao lavar louça ou escovar os dentes, dê preferência ao uso de baldes ao invés de mangueira para lavar calçadas e reutilize água da maquina de lavar roupas. Estas são algumas medidas simples que evitam o desperdício de água.

Além disso, vale frisar também que os moradores devem instalar caixas d´água em suas residências. Se os reservatórios forem instalados, em caso de manutenção preventiva na rede, não acontecerá o desabastecimento, tendo em vista que os mesmos terão água armazenada para suprir a demanda até que a distribuição volte à normalidade.

 




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions