A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

08/02/2013 15:16

Com show e futebol, Água Clara comemora 60 anos de emancipação

Gabriel Neris
Residentes do município de Água Clara comemoram nesta sexta-feira 60 anos de emancipação (Foto: Divulgação)Residentes do município de Água Clara comemoram nesta sexta-feira 60 anos de emancipação (Foto: Divulgação)

O município de Água Clara, localizado a 198 km de Campo Grande, comemora nesta sexta-feira 60 anos de fundação. As festividades iniciaram no dia anterior com baile de Carnaval no Centro de Convivência de Idosos, missa na Igreja Católica Matriz e show da banda Aquarius. À meia-noite houve queima de fogos.

Veja Mais
Morre menina de 11 meses ferida após carro da família capotar em rodovia
Condutor perde controle de caminhonete, derruba poste e foge

Hoje, as festividades começaram logo às 5h com “Alvorada Festiva”, na avenida Luis Fiúza Lima. Às 7h subiu ao palco a banda Marcial e a Orquestra de Violão e Flauta Doce. No ginásio de esportes houve um culto de ação de graças, promovido pela Igreja do Senhor Jesus.

A festa continua às 19h30 com homenagem aos pioneiros da Rede Ferroviária Federal na Câmara Municipal. Às 23h, tem a apresentação da Apollus Band. Até terça-feira (12) haverá partidas especiais de futebol e o Carnaval da cidade, o H20 Folia.

Histórico – As terras que hoje compreendem Água Clara foram desbravadas por mineiros e paulistas que percorriam a região em busca de melhores pastagens para seus rebanhos. Intimamente ligada a Três Lagoas, o município foi povoado definitivamente em 1912 com Sebastião Fenelon Costa.

Ali, Sebastião estabeleceu uma casa comercial, criando a primeira construção da futura cidade e a estação ferroviária.

Chegaram na região Pedro e Benevenuto Ottoni, que se dedicaram à pecuária e ao cultivo de grandes lavouras, exportando para Três Lagoas e São Paulo. Em 29 de março de 1938, o Distrito de Paz de Água Clara nomeando para as funções de juiz de paz o major Vicente Tolentino de Abreu.

A povoação tomou inicialmente a denominação de Rio Verde, resultado do local escolhido para implantação que era banhado pelo Ribeirão Rio Verde. Posteriormente, adotou o nome atual por aclamação popular em função do córrego Água Clara, cuja água cristalina abastecia a população urbana.

Morre menina de 11 meses ferida após carro da família capotar em rodovia
Sofia de Almeida Flores, de 11 meses de vida, morreu na madrugada de hoje (5) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, após ficar ferida em acidente oc...
Homem de 33 anos é morto com golpes de facão e foice em fazenda invadida
Um homem de 33 anos foi morto a golpes de facão e de foice durante uma briga envolvendo índios na fazenda Novilho, município de Caarapó, a 283 km de ...



Sou bisneto de Bennevenuto Benedicto Ottoni e de Feliciana Maria Garcia Ottoni com muito orgulho. Estes verdadeiros desbravadores chegaram na região na companhia de Pedro Ottoni, onde hoje se localiza a cidade de Agua Clara por volta de 1900. Afazendaram às margens do rio Verde, e do rio São Domingos, onde surgiu a Fazenda Nascente. Na verdade são considerados pela família Ottoni como sendo os principais fundadores de Agua Clara. Os historiadores estão cometendo injustiças ao afirmarem que os irmãos Ottoni somente surgiram na região após 1914.
 
jasper ottoni em 20/01/2014 09:39:54
Bom Dia
Tomei conhecimento dos 60 anos de emancipação de Água Clara. Muita satisfação nos trouxe tomarmos conhecimento que meu bisavó, Major Vicente Tolentino de Abreu, foi nomeado para as funções de juiz de paz. Não sei onde ele foi enterrado, mas minha bisavô Maria Ângela de Abreu, acha-se enterrada em Bauru-SP, onde resido.
Um abraço carinhoso aos senhores
Fraternalmente
José Carlos Gomes

PS: aguardo resposta
 
JOSÉ CARLOS GOMES em 13/07/2013 08:33:37
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions