ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Comissão da Verdade vem a MS pela terceira vez para ouvir índios Terena

Liana Feitosa | 30/09/2014 15:12
Comissão apura violações de direitos humanos cometidas contra os povos indígenas do Estado. (Foto: Divulgação)
Comissão apura violações de direitos humanos cometidas contra os povos indígenas do Estado. (Foto: Divulgação)

A cidade de Aquidauana, a 135 km de Campo Grande, sediará a 3ª Sessão da Comissão Nacional da Verdade (CNV), no próximo dia 17, que irá ouvir índios Terena, a segunda maior etnia de Mato Grosso do Sul. O evento acontece na Aldeia Bananal, das 7h30 às 17h30.

Na ocasião, os indígenas irão falar sobre a violência sofrida durante a ocupação de Mato Grosso do Sul por colonos, como assassinatos, expulsão de territórios tradicionais e confinamento em pequenas reservas.

O objetivo é apurar violações de direitos humanos cometidas contra os povos indígenas do Estado no período de 1946 a 1988, ou violações relacionadas à luta pela terra.

A psicanalista Maria Rita Kehl, que também é membro da CNV e já percorreu vários Estados para ouvir indígenas, participa do evento. Os procuradores da República Emerson Kalif Siqueira e Marco Antonio Delfino de Almeida, além de indígenas terena de várias aldeias, também estarão presentes. O professor Neimar Machado, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), coordena o evento.

A partir da coleta de depoimentos oficiais, feita pela Comissão Nacional da Verdade, futuras ações de indenização coletiva poderão ser subsidiadas em favor das comunidades indígenas ou outras ações compensatórias.

Nos siga no Google Notícias