ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Comunidade indígena tem até amanhã para sair de área ocupada na BR-463

Mariana Lopes | 06/05/2014 14:27

A comunidade indígena Apika’y tem até amanhã para sair da área privada que ocupa, às margens da BR-463, entre Dourados e Ponta Porã. A decisão de reintegração de posse foi concedida pela Justiça Federal, no final do mês passado.

Segundo a determinação, a comunidade Apika’y teve um prazo de cinco dias para desocupar a área, que encerra nesta quarta-feira (8). A área é ocupada por seis famílias, com aproximadamente 50 pessoas. Segundo o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), a terra pertence originalmente aos guarani-kaiowá e foi retomada pela comunidade em setembro de 2013.

Caso a reintegração de posse não seja cumprida até quinta-feira (9), pode haver interferência de força policial para retirar os guarani-kaiowá da área ocupada.

Em nota, o Cimi relatou que as famílias de Apyka’i não pretendem desocupar a área. O conselho ainda acusa o poder público de abandono e a Funai de ter suspendido os estudos de identificação e delimitação da área. “A comunidade reivindica que o órgão indigenista retome os trabalhos para que se tenha uma definição acerca da ocupação indígena”, pontua o Cimi.

Segundo o conselho, a comunidade Apyka’i ocupa uma “pequena parcela de terra próxima a uma mata de reserva legal, onde plantam abóbora, milho, feijão e aipim”.

Conforme informações do Dourados News, entidades que defendem a causa indígena estarão reunidas na tarde hoje para definir uma ação de tentar impedir a desocupação, que seria feita pela Polícia Federal em cumprimento ao mandado de reintegração de posse.

Nos siga no Google Notícias