ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Conhecida como 'Capital do Boi', Nova Andradina comemora hoje 58 anos

9° maior PIB do Estado e um dos principais polos pecuários do País fui fundada em 1958

Elci Holsback | 20/12/2016 08:15
Município é também conhecido como a 'Capital do Boi' (Foto: Jornal da Nova)
Município é também conhecido como a 'Capital do Boi' (Foto: Jornal da Nova)

Conhecida como a "Capital do Boi" ou "Cidade Sorriso", Nova Andradina - distante 300 Km de Campo Grande, comemora nesta terça-feira (20), 58 anos de emancipação. Fundada em 1958, a instalação oficial da cidade ocorreu apenas quatro meses depois, em 30 de abril de 1959, quando desmembrou da comarca de Rio Brilhante.

Localizada na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a cidade ganhou o nome de Nova Andradina em homenagem ao fundador, o pecuarista paulista Antônio Joaquim Andrade, colonizador do município de Andradina, interior de São Paulo e para evitar confusão, a palavra "Nova" foi agregada ao nome da cidade.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atualmente, Nova Andradina é a sétima maior cidade de Mato Grosso do Sul, com área calculada em 4.776,10 km², cerca de 45.600 habitantes e ocupa a nona colocação no PIB do Estado, fazendo do município o principal centro urbano e econômico da região sudeste.

O título de "Capital do Boi" foi atribuído à cidade devido sua economia ser pautada na criação de gado. O município é um dos principais polos pecuários do Brasil.

Entre os principais pontos turísticos da cidade está o Museu da História e Cultura.

Atualmente é administrada pelo prefeito Roberto Hashioka (PSDB) e a partir do próximo dia 1° de janeiro de 2017, Gilberto Garcia (PR) assumirá a gestão do município.

Nos siga no Google Notícias