A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Janeiro de 2017

07/01/2015 17:05

Conselho de Medicina Veterinária pune abrigo de animais por irregularidades

Liana Feitosa
Fiscalização foi feita pelo CRMV/MS em parceria com a Vigilância Sanitária do município. (Foto: Divulgação)Fiscalização foi feita pelo CRMV/MS em parceria com a Vigilância Sanitária do município. (Foto: Divulgação)

O CRMV/MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul) aplicou um auto de infração contra um abrigo de animais de Sidrolândia, cidade a 71 quilômetros de Campo Grande porque o local não possui RT (Responsável Técnico).

De acordo com a Resolução nº 592, de 26 de junho de 1992, as entidades que hospedam animais domésticos, como ONGs e abrigos, devem registrar-se perante o CRMV, assim como ter um Médico Veterinário RT.

Segundo o CRMV/MS, é obrigatório a esses locais o acompanhamento de um RT, que garantirá o cuidado e bem-estar dos animais. O profissional é responsável por orientar os funcionários quanto às instalações e conservação dos materiais e rações, além da qualificação dos mesmos para a realização de tarefas diárias, como limpeza do local, dos equipamentos e destino correto dos dejetos; isolar animais suspeitos de problema sanitário, notificando as autoridades sanitárias; estabelecer métodos de controle de vacinação e vermifugação dos animais.

Além de não contar com um RT, o local não seguia normas e rotinas necessárias aos procedimentos de deposição dos resíduos e carcaças dos animais, em relação aos animais doentes e à limpeza local. Além disso, não seguia medidas que devem ser tomadas imediatamente após o óbito de algum animal e não tem registro e controle sanitário.

A fiscalização foi feita pelo CRMV/MS em parceria com a Vigilância Sanitária do município. No entanto, embora tenha a obrigatoriedade de registro perante o CRMV/MS, a resolução CFMV 1041/2013 aponta que entidades filantrópicas reconhecidas como de utilidade pública ficam dispensadas do pagamento da taxa de registro e das anuidades.

Após discussão, homem é atingido por golpes de facão e fica em estado grave
José Cláudio dos Santos, 55, está internado em estado grave após ser esfaqueado diversas vezes com um facão. Os golpes foram desferidos por um conhec...
Indígena de 21 anos é assassinado com facada no peito em aldeia
Um indígena de 21 anos foi morto no início da noite desta sexta-feira (20) após ser atingido com uma facada no peito, na aldeia Amambai, em Amambai -...
Homem com facão faz três pessoas da mesma família como reféns em casa
Três pessoas foram feitas reféns em uma casa na rua Rio de Janeiro, Centro de Sidrolândia - cidade localizada a 71 km de Campo Grande -, na manhã des...
UEMS recebe a partir de segunda-feira congresso de pesquisadores negros
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - recebe entre segunda-feira (23) e sáb...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions