A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

26/10/2012 19:33

Conselho denuncia descarte irregular de medicamentos

Parte dos remédios ainda estava dentro do prazo de validade

Nícholas Vasconcelos
Medicamentos foram encontrados no lixão de Douradina. (Foto: Divulgação)Medicamentos foram encontrados no lixão de Douradina. (Foto: Divulgação)

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul) denunciou nesta sexta-feira (26) para o MPF (Ministério Público Federal) uma denúncia de descarte incorreto de medicamentos no lixão de Douradina, a 196 quilômetros de Campo Grande. Além do MPF, a denúncia também foi encaminhada para a Vigilância Sanitária Estadual e do município.

Veja Mais
Motorista embriagado atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Rapaz foge de policial a paisana e abandona mochila com 18 kg de droga

No depósito de lixo, localizado próximo à saída para o distrito de Panambi, foram encontrados medicamentos depositados sem nenhuma medida de segurança.A denúncia chegou até o Conselho depois que catadores de materiais recicláveis procuraram uma farmácia no município para informar o caso.

Fotos mostram que alguns frascos estão cheios, pondo em risco o Meio Ambiente e a saúde da população, principalmente dos trabalhadores que coletam recicláveis no local.

Conforme a denúncia feita ao CRF/MS, parte dos medicamentos estão com a validade vencida, outros ainda dentro do prazo, com vencimento previsto apenas para os anos de 2013, 2014 e até 2015.

De acordo com moradores, medicamentos e até seringas são despejados constantemente por um trator da própria prefeitura municipal e os funcionários do Executivo são os responsáveis pela queima dos medicamentos no local.

A orientação do CRF é que os medicamentos sólidos sejam colocados em aterro de resíduos perigosos. Já os líquidos devem ser submetidos a tratamento específico, sendo vedado o seu encaminhamento para disposição final em aterros.

Motorista embriagado atropela ciclista e foge sem prestar socorro
Guinovaldo Aguiar Gama, de 53 anos, foi preso em flagrante depois de ter atropelado um ciclista na região central de Itaporã, 227 quilômetros de Camp...
Rapaz foge de policial a paisana e abandona mochila com 18 kg de droga
Homem fugiu deixando uma mochila com 18 quilos de maconha, depois de ser abordado esta manhã (10) por um policial a paisana na rodoviária de Ponta Po...
Marido agride mulher e tenta se enforcar em seguida, mas vai preso
Depois de agredir a esposa, de 45 anos, homem de 26, tentou se enforcar, mas acabou preso, esta noite (10) em Vicentina, a 255 quilômetros de Campo G...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions