ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Consórcio diz que demissões em obra da Petrobras foram para corte de gastos

Viviane Oliveira | 27/11/2014 10:11

A Petrobras está negociando com o consórcio UFN3, para que as obras sejam retomadas ainda em janeiro do ano que vem. A informação foi durante reunião na manhã desta quarta-feira (26), no canteiro de obras  do consórcio, em Três Lagoas, entre representantes do consórcio, responsável pela construção da Fafen (Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados) da Petrobras, a prefeita Márcia Moura (PMDB) e o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial), Atílio D’Agosto.

Um dos assuntos tratados no encontro foi a questão da dívida de R$ 9 milhões acumulada no município e as demissões em massa registradas nos últimos dois meses. De acordo com D’Agosto, o diretor da Petrobras, Carlos César, responsável pela obra da UFN3 foi o âncora da reunião e se comprometeu em quitar o que deve aos fornecedores do município o mais rápido possível, provavelmente até o final deste ano.

Na reunião, foi dito que a Petrobras está negociando com a UFN3 para que as obras sejam retomadas ainda em janeiro. Atualmente, apenas as empresas terceirizadas, que têm contrato direto com a estatal estão trabalhando. Os funcionários da UFN3 permanecem de braços cruzados pela falta de material para dar sequência a obra e não está descartada a possibilidade do consórcio deixar a obra.

De acordo com o presidente da ACI, sobre as demissões em massa foi dito que elas vêm ocorrendo para cortar custos, pois a UFN3 teme aumentar ainda mais a dívida, já que nos próximos meses seria difícil manter a folha de pagamento dos operários. 

Demissões - Em dois meses, quase 3 mil trabalhadores foram demitidos, o que significa 80% do quadro de funcionários. No mês passado, a UFN3 demitiu mais de 2 mil operários. As demissões em massa colocaram Três Lagoas em posição de destaque em relatório divulgado pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), por meio do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) com 3.774 desligamentos, somente no mês de outubro. Na última semana outros 600 funcionários foram desligados e informações deles havia uma lista com mais de 1,4 mil que seriam desligados na última terça-feira (25).

Resposta - A Assessoria de Comunicação da Petrobras informou que possui um contrato com o Consórcio UFN3 para o fornecimento de bens e a prestação dos serviços necessários à implantação de uma fábrica de fertilizantes, motivo pelo qual busca soluções junto ao Consórcio para dar continuidade à obra, porém, as demissões de funcionários, dívidas reivindicadas por fornecedores e ações judiciais dizem respeito a questões internas do Consórcio UFN3, não cabendo a Petrobras se manifestar sobre a situação financeira, gestão de negócios ou a mão de obra de sua contratada.

Nos siga no Google Notícias