ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Construtora acata reivindicação de trabalhadores e garante mais segurança em usina

Aline Queiroz | 31/03/2011 14:59

Operários se rebelaram e queimaram os alojamentos

Incêndio destruiu alojamento na semana passada. (Foto: arquivo)
Incêndio destruiu alojamento na semana passada. (Foto: arquivo)

Após três horas de reunião esta manhã, representantes do Consórcio Construtor São Domingos acataram as reivindicações dos trabalhadores e garantiram mais segurança aos operários que destruíram o alojamento de trabalhadores da Usina São Domingos, localizada entre os municípios de Água Clara e Ribas do Rio Pardo.

Na quinta-feira passada (24.03), trabalhadores provocaram incêndio no local. Eles destruíram todas as construções, que eram de madeira.

Depois da confusão, a Eletrosul, responsável pelas obras da usina hidrelétrica São Domingos, em Água Clara, chamou trabalhadores e sindicatos para a reunião desta manhã.

A principal reclamação da categoria está ligada à suposta truculência dos seguranças em relação aos operários. Houve troca da empresa responsável pelo serviço.

A categoria também reivindica melhores condições dos alojamentos, comunicação no local, transporte e constituição sindical.

À época do incêndio, os trabalhadores disseram que não receberam o salário e, ao pedir demissão, tiveram o acerto negado e a Carteira de Trabalho retida. Na reunião de hoje ficou esclarecido que houve um problema pontual e que os valores serão devolvidos até o dia 05 de abril.

A categoria cobrava ainda o pagamento correto de horas extras e o consórcio se comprometeu custear 30 horas a todos aqueles que foram admitidos até 15 de fevereiro.

Os trabalhadores entregaram aos representantes do consórcio uma pauta com mais de 11 itens e todas as reivindicações foram aceitas.

Esta tarde terá assembleia na praça central de Água Clara para decidir se os funcionários concordam com o pacto firmado com o consórcio.

O sindicato da categoria estima que a metade dos trabalhadores deixe os cargos.

A Usina Hidrelétrica São Domingos é uma obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O início de operação está prevista para março de 2012, com capacidade para atender a mais de meio milhão de habitantes.

Nos siga no Google Notícias