A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

28/08/2013 17:13

Contra despejos, assentados bloqueiam MS-487 e crianças ficam sem aula

Viviane Oliveira
Cerca de 200 sem-terra bloquearam, por 4h, nesta terça-feira a MS-487. (Foto: Roney Minela)Cerca de 200 sem-terra bloquearam, por 4h, nesta terça-feira a MS-487. (Foto: Roney Minela)

Desde quinta-feira passada os alunos das escolas rurais dos assentamentos Santo Antonio e Lua Branca estão sem aula por conta dos bloqueios dos sem-terra na MS-487, estrada que liga Naviraí a Itaquiraí.

Veja Mais
Incra promete rever situação de famílias retiradas de assentamento em Itaquiraí
Comissão se reúne com Incra para discutir desocupações em Itaquiraí

Os trabalhadores protestam contra os despejos realizados pela Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) na Fazenda Santo Antônio em cumprimento a liminar da Justiça Federal. 

Nesta quarta (28), um grupo de 200 pessoas fechou a estrada por volta do meio-dia e só liberou depois de 4h de manifestação. A Polícia agiu e precisou até de helicóptero para desfazer o bloqueio.

Com pedaços de pau, pessoas deitadas na pista e gritando despejo não, os manifestantes bloqueiam a passagem de veículos, ônibus e caminhões. Só fica liberada a passagem de ambulâncias.

De acordo com a assessoria de imprensa do Incra, em Itaquiraí, a fazenda alvo da ação é a Santo Antônio que possui 28 mil hectares e mais de 1,1 mil famílias assentadas.

Também serão despejadas famílias do assentamento Lua Branca, que fica na entrada da cidade. Segundo a assessoria do órgão, muitas famílias compraram o lote de forma irregular em 2010 e corriam o risco de despejo.

No total serão cumpridas 52 ordens de retomada de lotes para serem executadas na Fazenda Santo Antônio e oito no assentamento Lua Branca. Após ação da tropa de choque da Cigcoe 15 famílias foram colocadas para fora dos assentamentos, 12 no assentamento Santo Antônio e três na Lua Branca.

Incra promete rever situação de famílias retiradas de assentamento em Itaquiraí
O superintendente regional o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Celso Cestari, prometeu, na manhã de hoje, rever a situação...
Contra despejos, assentados bloqueiam MS-487 em Itaquiraí
Em protesto aos despejos realizados pela Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) na Fazenda Santo Antônio em...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions