ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Contra despejos, assentados bloqueiam MS-487 e crianças ficam sem aula

Viviane Oliveira | 28/08/2013 17:13
Cerca de 200 sem-terra bloquearam, por 4h, nesta terça-feira a MS-487. (Foto: Roney Minela)
Cerca de 200 sem-terra bloquearam, por 4h, nesta terça-feira a MS-487. (Foto: Roney Minela)

Desde quinta-feira passada os alunos das escolas rurais dos assentamentos Santo Antonio e Lua Branca estão sem aula por conta dos bloqueios dos sem-terra na MS-487, estrada que liga Naviraí a Itaquiraí.

Os trabalhadores protestam contra os despejos realizados pela Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) na Fazenda Santo Antônio em cumprimento a liminar da Justiça Federal. 

Nesta quarta (28), um grupo de 200 pessoas fechou a estrada por volta do meio-dia e só liberou depois de 4h de manifestação. A Polícia agiu e precisou até de helicóptero para desfazer o bloqueio.

Com pedaços de pau, pessoas deitadas na pista e gritando despejo não, os manifestantes bloqueiam a passagem de veículos, ônibus e caminhões. Só fica liberada a passagem de ambulâncias.

De acordo com a assessoria de imprensa do Incra, em Itaquiraí, a fazenda alvo da ação é a Santo Antônio que possui 28 mil hectares e mais de 1,1 mil famílias assentadas.

Também serão despejadas famílias do assentamento Lua Branca, que fica na entrada da cidade. Segundo a assessoria do órgão, muitas famílias compraram o lote de forma irregular em 2010 e corriam o risco de despejo.

No total serão cumpridas 52 ordens de retomada de lotes para serem executadas na Fazenda Santo Antônio e oito no assentamento Lua Branca. Após ação da tropa de choque da Cigcoe 15 famílias foram colocadas para fora dos assentamentos, 12 no assentamento Santo Antônio e três na Lua Branca.

Nos siga no Google Notícias