A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

30/01/2013 13:12

Corumbá confirma três casos de leishmaniose em 2013

Mariana Lopes

Com três casos de leishmaniose confirmados em Corumbá neste ano, a Secretaria de Saúde da Prefeitura afirma que a situação é preocupante. Em 2012, foram registrados seis casos da doença, sendo que cinco foram curados e um ainda está em tratamento.

Veja Mais
Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Condutor abandona veículo carregado com 800 kg de maconha na BR-163

O primeiro caso foi diagnosticado em um menino de 13 anos, que mora no bairro Maria Leite, e ele já está em tratamento. A doença também foi diagnosticada garota de aproximadamente 14 anos, que mora na região do Assentamento São Gabriel. O caso recentemente diagnosticado é de leishmaniose visceral.

Segundo a médica veterinária Viviane Ametlla, que responde pela Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura, todos os casos foram diagnosticados a tempo e isso deve facilitar no tratamento, que tem duração de 70 dias. “Nós identificamos a doença e o tratamento começou de imediato”, completa.

Ainda de acordo com ela, os números são preocupantes, já que os casos de 2013 são a metade de 2012. “Mas equipes já estão nos bairros para combater a infestação da doença. A primeira recomendação é que assim que aparecer os sintomas, que são febre, emagrecimento e aumento do baço, o médico deverá ser procurado imediatamente”, explicou Viviane.

A médica veterinária orienta a população a limpar os terrenos, já que a sujeira e umidade atraem o transmissor da doença aos humanos. A leishmaniose é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos flebotomídeos, que são pequenos, coberto de pêlos e de coloração clara. (Com informações do jornal Capital do Pantanal)

Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Em oito dias de atendimentos da Carreta da Justiça em Taquarussu - município localizado a 332 km de Campo Grande -, o projeto do TJ-MS (Tribunal de J...
Mesmo algemada, mulher usa isqueiro e coloca fogo em viatura policial
Elaine Cristina da Silva de 37 anos foi presa na noite de ontem (8) em Sonora, distante 364 km de Campo Grande, por porte ilegal de arma. Porém, mesm...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions