A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

08/01/2013 09:36

Corumbá passa a ter Plano de Cultura e Ficha Limpa Municipal

Paula Vitorino
Prefeito sancionou os dois projetos ontem. (Foto: Divulgação)Prefeito sancionou os dois projetos ontem. (Foto: Divulgação)

Corumbá passa a contar com dois importantes projetos de lei a partir de 2013: Ficha Limpa Municipal e Plano Municipal de Cultura. O prefeito Paulo Duarte (PT) sancionou as duas leis nesta segunda-feira (7).

Veja Mais
Conhecida como 'Cidade do Peixe', Itaporã comemora 64 anos neste sábado
Ônibus colide em carro, arranca duas árvores e só para ao bater em muro

O município é o primeiro do Estado a implantar a Lei Municipal da Ficha Limpa, que determina que os titulares de cargos de primeiro e segundo escalão também tenham a ficha limpa.

“Se a Lei da Ficha Limpa se aplica a pessoas eleitas pela população para cargos políticos, o mesmo deve ocorrer com aquelas que ocupam cargos de confiança. Devem passar pelo mesmo crivo. É o primeiro município do Estado a aplicar a Lei que já existe a nível federal e estadual”, destacou Duarte, lembrando que a lei sul-mato-grossense é de sua autoria, quando foi deputado estadual.

A lei ainda determina que todos os servidores nomeados devem apresentar, no ato da posse, certidões cíveis e criminais emitidas pela Justiça, bem como pelos Tribunais competentes, caso o nomeado tenha exercido nos últimos cinco anos função pública que implique foro especial.

Cultura – Já a aprovação do Plano Municipal de Cultura quer contribuir para que a cidade se torne efetivamente uma referência cultural sul-americana.

O prefeito destacou que o Plano servirá de norte para elaboração e cumprimento de políticas públicas, diretrizes e critérios, planejamento, implementação, acompanhamento, avaliação, monitoramento e a fiscalização das ações, projetos e programas na área cultural, em diálogo com a sociedade civil.

“O Plano Municipal de Cultura é uma bússola de Corumbá naquilo que ela tem de maior referência, que é a sua cultura”, destacou Paulo, lembrando que serão 14 metas para serem implementadas “em absoluta sintonia com a Política Nacional de Cultura do Governo Federal”.

Duarte anunciou que, ainda esta semana, vai assinar um decreto com a regulamentação do Plano, além de estabelecer competências. Isso por que quando o Plano foi formatado a pasta da Fundação de Cultura abrangia também o turismo e o patrimônio histórico.

O prefeito reforçou a sua meta de continuar incentivando eventos de relevância nacional, mas “todos terão a participação efetiva dos artistas da terra. Nós queremos fazer efetivamente uma cultura voltada não só para um determinado seguimento, mas voltada para o povo, para a população. Levar a cultura aos bairros, aos assentamentos, distritos e, efetivamente, ter a cultura democratizada aqui na nossa cidade”, finalizou.

A vice-prefeita e presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, agradeceu ao prefeito Paulo Duarte por ter “colocado a cultura num patamar que ela merece”.

Ela frisou que “o mais importante é que, na visão do Paulo, não é algo que vai morrer em quatro anos, é algo para 10 anos. Depois a gente vai rever tudo isso e continuar”. Márcia comentou que é preciso haver continuidade.

Dois homens são presos por suspeita de estupro de adolescentes
Dois homens foram presos por estupro de vulnerável em Laguna Carapã, 287 km de Campo Grande. Eles têm 28 e 24 anos e teriam tido relação sexual com a...
Dupla armada invade madeireira e rouba dinheiro do pagamento de funcionários
Dois homens armados invadiram uma madeireira e roubaram R$ 15 mil por volta das 15h30 de ontem (9) no Distrito Industrial de Dourados - distante 233 ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions