ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Interior

De helicóptero, ministro chega a áreas de combate a lavouras de maconha

Chefe da Senad, Jalil Rachid ajudou a cortar pés de maconha em matas perto da fronteira com MS

Por Helio de Freitas, de Dourados | 10/04/2024 14:48
Jalil Rachid (de preto) logo após desembarcar em roça de maconha na fronteira (Foto: Divulgação)
Jalil Rachid (de preto) logo após desembarcar em roça de maconha na fronteira (Foto: Divulgação)

O ministro Jalil Rachid, chefe da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, acompanhou nesta quarta-feira (10) o trabalho desenvolvido por equipes de campo para erradicar lavouras de maconha na fronteira com Mato Grosso do Sul.

Em helicóptero da Força Aérea Paraguaia, ele sobrevoou as lavouras da erva cultivadas no meio de matas nos departamentos de Concepción e Amambay, ambos na fronteira seca com o Brasil.

Rachid pousou no meio das roças e cumprimentou agentes da Senad e da Polícia Federal brasileira que atuam na Operação Nova Aliança. Com um facão, ajudou a cortar alguns pés de maconha. A 43ª edição da operação começou na semana passada para eliminar cultivos da droga nos arredores de Pedro Juan Caballero e Capitán Bado.

Em oito dias de trabalho, com apoio de helicópteros da PF brasileira e da Força Aérea Paraguaia, foram destruídos 72 acampamentos montados no meio da mata para processamento da droga, 209 hectares de cultivos e 39,8 mil quilos da droga pronta para o consumo.

Levando em conta a produção média de 3.000 quilos por hectare, a Senad estima que 666 toneladas já foram tiradas de circulação, com prejuízo de 20 milhões de dólares aos traficantes. As roças da droga na linha internacional com MS são controladas por facções criminosas brasileiras.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias