A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

25/07/2011 09:48

Depois de salvar mulher, bombeiro vira herói em Bataguassu

Paula Vitorino

Roberto Alexandre Costa virou herói para moradores da cidade. (Foto: Ollair Nogueira)Roberto Alexandre Costa virou herói para moradores da cidade. (Foto: Ollair Nogueira)

Uma mulher de 27 anos, que se jogou no Rio Paraná, foi salva nos últimos instantes pelo soldado do Corpo de Bombeiros, Roberto Alexandre Costa, de Bataguassu. A mulher, com depressão e em crise no casamento, ameaçava se suicidar pulando nas águas do Rio Paraná.

Após várias tentativas, ela se jogou de uma altura de 12 metros durante a madrugada de sábado (23), mas logo em seguida ficou arrependida e começou a gritar por socorro.

O soldado lembra os momentos de desespero e conta que no escuro só conseguiu escutar o barulho do corpo caindo contra a água e os gritos de socorro.

“Foi tudo rápido, chegamos e mal tinha montado os equipamentos de segurança quando ela pulou. Escutava os apelos de socorro do seu marido e dois outros no local”, lembra.

Instintivamente, o bombeiro pegou seu colete, retirou o coturno, desceu de rapel até a escuridão das águas e começou a nadar.

“Percebi que estava muito longe dela e quanto mais ela se debatia, mais se afastava de mim. Eu só pensava que tinha que chegar nela há tempo e esse era o objetivo da minha vida naquele momento”, detalha.

De cima da ponte, o bombeiro também escutava as palavras de incentivo dos companheiros de profissão. Quando chegou até a mulher, o rosto da vítima era um misto de desespero e alívio.

“Ela se agarrou com o colete e falei pra ela ter calma, que nós íamos sair dali. Ela não me disse uma palavra, mas percebi que entendeu e contribuiu muito, realmente ela queria viver”, diz.

Enquanto aguardavam o resgate, o bombeiro lembra dos momentos de pânico, em meio ao rio. “Estávamos sozinhos na escuridão e naquela água gelada, e cada vez mais íamos nos afastando da ponte e as luzes das viaturas se distanciavam. Estávamos numa situação real de sobrevivência”, conta.

O oficial teve de se desfazer dos equipamentos e da farda, pois já estava cansado com o peso, e ficou apenas com o shorts. “Dizia pra ela que o socorro já estava chegando. Fiquei preocupado com a hipotermia, olhava para os lados e o que via era um mundo de águas e nada pra se agarrar, não podia nadar e deixar ela ali, pensava muito em minha família e na minha filha , conversei com Deus pedi mais um pouco de vida e ele atendeu”, lembra.

Enfim, o resgate dos bombeiros de São Paulo chegaram para socorrer a mulher e depois outra equipe foi resgatar o bombeiro.

O militar está a seis anos na corporação e confessou nunca ter passado por situação semelhante. Ele vai receber um elogio por seu ato de coragem.

“Desde que entrei na corporação, meu lema sempre foi salvar vidas, mesmo que com isso tenha que correr riscos. Ser bombeiro é demonstrar amor ao próximo”, finalizou.

(Colaborou Ollair Nogueira)

Morre menina de 11 meses ferida após carro da família capotar em rodovia
Sofia de Almeida Flores, de 11 meses de vida, morreu na madrugada de hoje (5) em Dourados, a 233 km de Campo Grande, após ficar ferida em acidente oc...
Homem de 33 anos é morto com golpes de facão e foice em fazenda invadida
Um homem de 33 anos foi morto a golpes de facão e de foice durante uma briga envolvendo índios na fazenda Novilho, município de Caarapó, a 283 km de ...



pai parabéns você e meu papai querido te amo muito que deus fique com você sempre e com todos.........
 
larisssa vascomcelos costa em 17/02/2014 07:19:41
Tenho orgulho de trabalhar com o SD BM A. Costa e de ter presenciado esse fato ocorrido. Senti no momento medo de perder o companheiro mas tudo deu certo! Parabéns!
 
Guilherme V. ROCHA JR em 03/08/2011 03:28:03
A Costa... Parabens pela coragem e profissionalismo. E que Deus continue lhe usando como seu instrumento em favor da vida. Abraço
 
Luciclei da Silva Lima - Coxim - Ms em 30/07/2011 04:23:37
Roberto, primeiro sinto-me orgulhoso em ser Brasileira como você, segundo por ter tido a honra de ter você como um de meus instrutores no curso de socorrista que fiz aqui em Dourados, só peço a Deus que te ilumine cada dia mais e te dê saúde para continuar na ativa, pois é de homens como você que o Brasil precisa!!!!!!Saúde e Paz!!!!!!
 
Alessandra Oliveira - Dourados - MS em 28/07/2011 09:50:04
Meu amor, dizer que estou orgulhosa é muito difícil para mim, só posso dizer que estou muito aliviada de saber que você superou este grande desafio. Que voltou para casa e pode me abraçar. Agradeço á Deus pela sua coragem. Te amo muito!
 
Jaqueline R. Vasconcelos Costa em 28/07/2011 08:17:44
Num passado recente a vida me dava oportunidade de atuar como seu instrutor no curso FTBA, hoje com esse seu exemplo de cristianismo e profissionalismo, vc passa ser meu instrutor de coragem, amor ao próximo, lealdade ao ideal da profissão e conhecimento das técnicas aprendidas.
Deus te proteja meu instrutor
 
Gilmar Freitas da Silva em 28/07/2011 06:30:27
Primeiro quero dizer que me sinto orgulhoso de ter tido o privilégio de estar junto com você nesse momento muito especial da sua vida e poder conhecê-lo pessoalmente e trabalharmos juntos, para quem não sabe o que e bravura eu digo que bravura e esforço desproporcional para as condições concretas apresentadas diante da pessoa. "O Bombeiro bravo é aquele que conhece a lei e seu dever, e age em favor da comunidade, fazendo o que poucos têm disposição e coragem de concretizar". Digo a você A. Costa e com essas atitudes que a população do Estado de Mato Grosso do Sul precisa. “Uma Corporação atuante que inspira segurança, confiança e credibilidade na comunidade, é isso que deve ficar como exemplo a ser seguido”, conclamo ainda que não podemos deixar esta oportunidade de reconhecê-lo com uma promoção sim o que e muito pouco pelo que você fez onde mostrou coragem, rapidez e sobre tudo habilidade na hora de agir. Parabéns mesmo você merece muito mais.
 
Sub Tenente BM Alfonso em 28/07/2011 06:02:03
Concordo com José Bruno, este ato de bravura é digno de uma PROMOÇÃO, não apênas de um elogio, pois para uma pessoa capaz de por sua vida em risco para salvar a de outra, que a principio nen queria ser salva, um elogio é muito pouco.
Parabéns A. Costa, admiramos muito seu trabalho e de sua corporação.
Vida longa aos bombeiros!!!!!
Katiusci Kintschev.
 
Katiuscia Kintschev em 27/07/2011 07:56:52
Roberto, nós da sua familia sentimos muito orgulho de voçe, sabemos que voçe sempre será está pessoa digna, voçe não foi somente um heroi, mas um valente que foi enviado por Deus na hora certa no lugar certo. Deus abençoe voçe meu sobrinho, nesta profissão que escolheu "BOMBEIRO" estamos muito felizes por essa sua atitude. Que ilumine voçe e sua filha e esposa sempre.....
 
Edna Amorim em 26/07/2011 10:33:33
Parabéns A Costa, seu trabalho realmente é digno de reconhecimento não somente da sociedade como também dos integrantes de todoas corporações de bombeiros do mundo.
 
André Carvalhial em 26/07/2011 09:21:41
Também acho esta profissão linda!
Parabéns Roberto pelo seu ato de bravura e amor ao próximo!
Continue assim, pois o nosso mundo está carente de pessoas como você.
Que Deus continue te iluminando e guiando seus passos.

Márcia de Lourdes Amorim Cubas
Londrina, PR
 
MÁRCIA DE LOURDES AMORIM CUBAS em 26/07/2011 09:01:49
Parabéns pela coragem e demonstração de amor ao próximo. Só mesmo um bombeiro arriscaria a vida dele para salvar de outra pessoa. Que DEUS te abençoe muito.
 
Silvia Garcia em 26/07/2011 08:41:49
Foi realmete um ato de bravura o ato desse grande Bombeiro, pois eu estava de serviço no 5º Pel PMA que fica ao lado do Rio, e ao ser solicitado para dar apoio com barco, dava-se para ver que não tinha a mínima condições de navegar com barco, pois estava uma ventania muito forte e havia onde acima de um metro, além do imeso frio, ao preparar a lancha ja haviam sido resgatados. PARABENS PELA CORAGEM , BRAVURA E HEROÍSMO. Somente quem conhece pode saber como são as ondas desse grande Rio com ventos fortes.
 
celo aparecido silva em 26/07/2011 08:33:32
Parabéns A.Costa ser bombeiro é isso é assumir o serviço preparado pscologicamente pro dever que é salvar.Você amigo é Bombeiro de verdade seu ato nos motiva seja sempre assim e Deus te guiará parabéns.
 
sgt Sebastião Bmms em 26/07/2011 08:28:07
Isto que é ser um super herói, mesmo arriscando a sua vida pelo do próximo. Mesmo ganhando um salário ínfimo ao que realmente deveria ganhar, arriscou sua própria vida por amor ao que realmente acredita. Mas infelizmente aqui no Brasil BOMBEIROS e PMs não são valorizados, saem de suas casas não sabendo se voltam paras seus familiares, não sabendo o que os esperam na rua e mesmo assim ter amor ao seu trabalho. Espero que aquele projeto de lei, que vejo algum comentário em jornais, seja aprovado, pois heróis de verdade devem ser muito bem remunerado. Temos que valorizar heróis como você, heróis de verdade que estão ali, para doar a sua vida pela as nossas, obrigado por você ser um bombeiro, obrigado por você se dedicar e dar a sua vida pela minha, pela nossas vidas. Agradeço a todos os BOMBEIROS E PMs. Que Deus o ilumine.
 
Jefferson Maciel em 26/07/2011 07:50:15
Parabéns Betinho pelo seu ato heróico, sinto muito orgulho de ser sua prima, que Deus te abençoe a cada dia mais na sua profissão, estamos todos muito orgulhosos por você, e lembre-se dos ensinamentos do nosso Senhor....

"Seja forte e corajosos! Não fique desanimado, nem tenha medo porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for! " Josué 1;9

Amo Você Betinho !
 
Amanda Carina Amorim em 26/07/2011 07:45:11
Tudo começa na criação no seio da familia. Boa familia, bom filho, bom cidadão, ótimo soldado. Parabens aos pais dele tambem.
 
joao assis em 26/07/2011 06:46:39
Que Deus abençoe estes grandes bravos e heróis parabéns
 
Ivanildo da Cunha Miranda em 26/07/2011 04:21:03
Ele não foi somente um herói!!! Foi o ANJO DA GUARDA LITERALMENTE DE PLANTÃO!!!
Parabéns Roberto Alexandre Costa!!!
Deus o abençõe sempre!!!!!!!
 
ROSILENE ALENCAR em 25/07/2011 12:49:10
Um verdadeiro ato de bravura e coragem desse Bombeiro. Tenho um irmão que acabou de entrar pra corporação. Essa é uma das profissões mais bonitas e importantes, pois pra qualquer coisa que precisar, um bombeiro vai estar lá pra ajudar. Admiro esses homens, que deixam suas famílias em casa e se arriscam para ajudar o próximo. Verdadeiros anjos de Deus. Parabéns Sd Roberto Alexandre.
 
Kedma Valesca Sandim Klagenberg em 25/07/2011 12:43:37
Parabénssss!!!! Que Deus te abencoe a cada minuto de sua vida e de todos que os cercam
ser bombeiro e dom de Deus e você foi um escolhido de nosso bom Jesus bjsss!!!!
 
Maiza Artheman em 25/07/2011 12:27:29
Os bombeiros já são, por natureza da profissão que abraçaram, verdadeiros anjos de Deus em nossas vidas. No entanto, situações como esta que ora é noticiada só servem para reforçar ainda mais nosso sentimento de amor, respeito e gratidão para com esses "primos de farda". Parabéns a tão valorosos companheiros. Ao SD BM ROBERTO ALEXANDRE COSTA votos de muito sucesso em sua carreira e bençãos, muitas bençãos do Pai celeste na tua vida.
Abração.
Fernando - SGT PM (PRE)
 
Fernando Silva em 25/07/2011 12:23:00
Graças a homens valorosos e anônimos como o soldado Roberto Alexandre Costa temos certeza de que ainda há esperanças para a humanidade. O amor ao próximo está em nós e por maiores que sejam os desajustes sociais não podemos deixar morrer nossos sonhos de um mundo melhor. Parabéns ao digno militar!
 
Ercy D. Dias em 25/07/2011 12:13:27
Soldado A Costa, meu amigo e companheiro de farda!!!! Parabéns pelo excelente trabalho!!! Não hesitou no ato de salvar, de resgatar da morte os que a ela se entregaram! Sacrificou, pelo seu semelhante, sua própria vida!!! Isso é ser BOMBEIRO!!! Estou orgulhosa de te-lo como amigo!!! Que Deus continue abençoando sua vida, sua família, sempre!!!!
 
Patricia Sabioni em 25/07/2011 12:06:11
Parabéns pelo seu ato heróico!!! Que Deus te abençoe ainda mais na sua profissão! Estamos orgulhosos de você!!!
 
Aline Harumi em 25/07/2011 11:14:56
heroísmo é quando superamos todos os limites afim de salvar alguem
este sim é um ato heróico.
parabéns ao soldado do CBM pela bravura e empenho e dedicação
este sim é HERÓI
 
MARCEL DOS SANTOS NOBRE em 25/07/2011 11:04:53
ESSE É UM CASO PARA UMA PROMOÇAO POR ATO DE BRAVURA E NAO SO UM ELOGIO , POR MAIS QUE SEJA SUA FUNÇAO , NESTE CASO ELE REALMENTE TEVE RISCO DA PROPRIA VIDA EM PROL DE OUTRA PESSOA.
 
jose bruno em 25/07/2011 11:01:58
Parabens anjo da guarda Roberto Alexandre Costa pelo ato de bravura. Tenha certeza que DEUS estava com vc não somente naquela hora, mas quando decidiu q vc seria um bombeiro. Que DEUS continue iluminando .
 
MAGALI SANTANA em 25/07/2011 10:35:31
Admiro esses hérois.Parabéns a esse militar que Deus o abençõe hoje e sempe
 
adila siqueira bispo em 25/07/2011 10:24:40
parabens, esse ato de bravura nos faz pensar que o ser humano sempre se supera,
nos momentos dificeis da vida ele encontra forças e mostra realmente o que é, quem é.
 
wanderley caetano ferreira em 25/07/2011 10:07:57
Este merece ser condecorado pela sua bravura.Parabéns Roberto Costa! Alias os bombeiros são uma corporação que merecem a admiração de todos, pois quando precisamos desta classe somos sempre atendidos com presteza.Já precisei varias vezes e sempre pude contar com eles.Merecem ganhar mais e serem mais respeitados pelas nossas autoridades.Parabéns a todos eles!
 
JANIO SANTOS PEREIRA em 25/07/2011 09:16:52
Parabéns Roberto pelo ato de Bravura.
Estou muito orgulhoso de voçe .
que Deus te ilumine
 
Eduardo Ramos em 25/07/2011 09:06:01
Tenho orgulho de fazer parte da turma do soldado A. Costa. Meus parabéns parceiro, continue com essa fibra e coragem.
 
Thiago Kalunga em 25/07/2011 08:07:14
parabens!!!vc foi extremamente um super heroi,que DEUS ilumine sua vida e de sua familia e que continue sendo um profissional de muita coragem!sucesso sempre...
 
maria eogenia em 25/07/2011 07:37:27
Parabens Roberto, que o O senhor Jesus venha abençoas a voce e seus companheiros
e essa mulher aceite Jesus e transforme a sua vida.
 
Alvaro Valente em 25/07/2011 06:29:10
Parabéns Roberto, nós de sua família nos sentimos tremendamente orgulhosos de você.
Receber a notícia de sua bravura e desprendimento nos deu ao mesmo tempo um misto de gratidão a Deus por você e por essa vida salva e também de muito, muito orgulho mesmo.
Nós de fato precisamos muitos outros "A Costa" por esse mundo, tendo certeza de que se tivéssemos mais homens honrados e valorozos como você, nosso mundo seria com certeza muito melhor.
Que Deus te abençoe sempre juntamente com sua esposa e filha.
Amamos vocês...
 
Eliane Pereira em 25/07/2011 04:45:56
A cada dia que passa, admiro mais esta profissão. Que DEUS te ilumine e te aguarde sempre. PARABENS PELO SEU ATO DE BRAVURA!!!!!!!!!
 
KELLY GILZA GENOBIE MARTINS em 25/07/2011 03:49:57
Parabéns a esse verdadeiro herói... é de pessoas como essa que nossas corporações precisam, sou Policial Militar e vejo muito colegas que estão aqui apenas para passar o plástico (cartão) no final do mês, e depois ir pra casa com a falsa sensação de dever cumprido. Sou Policial Militar porque escolhi isso pra mim e é o que gosto de fazer, mas admiro demais os colegas Bombeiros pela total abnegação de seus corpos em favor do próximo. Queria poder dizer que todos meus colegas PMs também são assim.
 
Claudio Benites da Silva em 25/07/2011 02:21:52
Realmente ele foi um herói!!Este bombeiro além de herói é servo de Deus!!
 
Sandra Regina em 25/07/2011 01:56:38
Roberto Alexandre, vc foi um grande herói - pular em um rio cheio, com águas geladas...correndo risco de morte...não é pra qualquer um. Como disse um filósofo francês - "Deus protege os valentes, dando-lhes missões que os engrandece"!!
Parabéns!!
 
Joanne Pereira em 25/07/2011 01:53:04
Parabéns à este homem que é digno de merecer as honras devidas de nosso governador.
Isso serve para lembrarmos que ainda existem pessoas neste mundo que pensam no próximo e que ainda a esperança mesmo quando não vimos em algo à que se agarrar.
À Corporação do Corpo de Bombeiros meus parabéns por ter em seu quadro pessoas de bem que nos fazem sentir orgulho.
 
Luciano Lima em 25/07/2011 01:49:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions