ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Donos de fazenda invadida em Bonito acionam justiça para reintegração de posse

Jorge Almoas | 14/03/2011 14:47

Os proprietários da fazenda Santa Clara, no município de Bonito, acionaram a justiça e a Polícia Federal para que seja feita a reintegração de posse da área, invadida por índios da etnia kadiweu no último sábado.

Hoje, apenas 15 índios continuam no local e não representam perigo, disse Nilton Pereira Vargas, proprietário da fazenda. Entre os indígenas, há um que se intitulou cacique da Aldeia Córrego do Ouro, que fica em Bodoquena.

O advogado do fazendeiro solicitou o revigoramento da decisão de manutenção de posse, concedida pela justiça em 2003.

“Há sete anos não tínhamos problemas, mas desde o ano passado que a situação voltou a ficar tensa. Em outubro do ano passado, eles entraram na fazenda, mataram gado para comer e reclamaram que a terra é deles”, conta Nilton.

O marco da área indígena foi feito há muitos anos em cima da Serra da Bodoquena, que divide os municípios de Bonito e Porto Murtinho. Os proprietários alegam que os indígenas reivindicam uma área em Bonito, mesmo residindo na aldeia ao pé da serra, dentro da área de Porto Murtinho.

“Ninguém subiu a serra para corrigir a marcação da área indígena. Mas esperamos que a Polícia Federal venha cumprir a ordem judicial”, declarou o fazendeiro.

A fazenda Santa Clara fica distante 65 quilômetros de Bonito. De acordo com os proprietários, cerca de dois mil índios moram na reserva, localizada a mil metros da serra.

Nos siga no Google Notícias