A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

04/03/2014 21:00

Dourados está em franco crescimento e abre quatro empresas por dia

Alan Diógenes

O município de Dourados continua abrindo quatro empresas por dia. A expansão econômica acontece desde que o prefeito Murilo assumiu a cidade, em fevereiro de 2011, e criou programas de apoio ao empreendedor.

Veja Mais
Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Condutor abandona veículo carregado com 800 kg de maconha na BR-163

De acordo com levantamento da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, Dourados fechou 2013 com 13.741 empresas ativas em 31 de dezembro. Em 14 de janeiro eram 12.248 empresas. Isso significa que durante o ano passado o município ganhou 1.493 empresas, o que dá uma média de 4,25 empresas por dia útil. O crescimento é de 12,18%.

O crescimento é reflexo de uma política de planejamento estratégico do prefeito Murilo. Assim que assumiu a prefeitura, ele idealizou o projeto “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região” para criar um centro de manutenção industrial na cidade. O projeto está em franca expansão.

A atual administração criou ainda APLs do setor metalmecânico, de lingerie e realizou grandes feiras, entre elas o Canasul & Agrometal e Feira do Empreendedor, como foco na divulgação do potencial econômico do município. Criou um programa de qualificação de mão de obra, desburocratizou os serviços públicos e investiu em infraestrutura.

“Isso facilitou a atração de investimentos e que o empresário local reinvestisse na cidade, criando novos negócios”, explica Neire Colman, secretária de Desenvolvimento Econômico Sustentável. “Somos um polo comercial muito forte; nenhum outro tem essa dimensão de Dourados. Nossa logística para o comércio, serviços e distribuição é a melhor do Estado”.

Ela cita como exemplo a MM, que vai implantar 20 lojas de móveis no Estado, quatro delas em Dourados e ainda um centro de distribuição. Outro exemplo é a rede Havan, que abriu a primeira loja do Estado em Dourados. “Das franquias tops de mercado hoje no Brasil a gente só não tem o Mcdonalds ainda”, diz Neire.

No Estado, só a capital abre mais empresas que Dourados. Campo Grande, uma cidade de 850 mil habitantes, abriu em média 13 empresas por dia. Três Lagoas abriu 2,78 por dia e Corumbá, a terceira maior cidade de MS, 1,4 por dia.

“Nossa cidade cresce de verdade; ela não incha. Dourados cresce com infraestrutura, saúde, educação, com comércio e serviços de qualidade. Aqui as pessoas têm qualidade de vida”, afirma o prefeito Murilo.

Murilo lembra ainda que é um crescimento sustentável, amparado em vários setores, como agropecuária, agronegócio, sucroenergético, comércio e serviços. “Nossa economia é diversificada, não somos reféns de um setor ou de três empresas. Então quando você olha para o futuro o melhor lugar para se investir em Mato Grosso do Sul é Dourados. Por isso, mesmo caminhando sozinhos, com nossas próprias pernas, crescemos tanto”, afirma o prefeito.

Na edição do fim de semana passado, a reportagem “Sorria: Bons empregos à frente”, da Revista Veja, aponta Dourados em 2º lugar no “ranking das 10 cidades brasileiras que mais oferecem vagas com salário de 5.000 reais por mês – ou mais”. A revista mostra “Onde estão os bons salários” no Brasil.

Carreta da Justiça realiza 368 atendimentos na terceira etapa do projeto
Em oito dias de atendimentos da Carreta da Justiça em Taquarussu - município localizado a 332 km de Campo Grande -, o projeto do TJ-MS (Tribunal de J...
Sidrolândia comemora aniversário com 'balada cristã' e jogos do Operário
Sidrolândia - cidade localizada a 71 km de Campo Grande - completa no domingo (11) 63 anos de emancipação e vai receber várias atrações para comemora...
Mesmo algemada, mulher usa isqueiro e coloca fogo em viatura policial
Elaine Cristina da Silva de 37 anos foi presa na noite de ontem (8) em Sonora, distante 364 km de Campo Grande, por porte ilegal de arma. Porém, mesm...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions