A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

17/06/2011 08:44

Dourados reduz filas de espera com mutirão de cirurgias eletivas

Vanda Escalante

A demanda de algumas especialidades já foi zerada e outras prosseguem na média de cinco procedimentos por dia.

A Prefeitura de Dourados começou a reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas no município. Os mutirões estão sendo realizados em parceria com o HU (Hospital Universitário) desde o início deste mês. A demanda de algumas especialidades já foi zerada e outras prosseguem na média de cinco procedimentos por dia.

Informações da Secretaria Municipal de Saúde revelam que o acúmulo de demanda por cirurgias eletivas vinham de três anos, nas áreas de oftalmologia, com 200 pedidos, otorrinolaringologia, com 600 pedidos, e urologia (vasectomia), com 70 pacientes na espera. Nessa última especialidade o mutirão conseguiu zerar a fila e as demais estão com os procedimentos bastante adiantados.

Em relação à fila para os procedimentos de otorrinolaringologia, a Secretaria de Saúde está procurando os pacientes por telefone e fazendo uma triagem para verificar quem ainda necessita do processo cirúrgico e os que apresentam maior urgência. Essas pessoas passam por nova avaliação no próprio HU e a partir dai é definida nova agenda para a cirurgia.

Os recursos financeiros foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde, através do projeto de cirurgias eletivas encaminhado pelo grupo técnico da Secretaria Municipal, além de recursos próprios do Município. “O mutirão de cirurgias é mais uma ação para melhorar os serviços de saúde em nossa cidade e resgatar a cidadania em Dourados”, afirmou o prefeito Murilo Zauith.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions