A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Janeiro de 2017

27/08/2011 12:32

Eletrosul inaugura irrigação em assentamento de Ribas do Rio Pardo

Edmir Conceição

foi inaugurado neste sábado de manhã o Sistema de Irrigação no Assentamento Pedreira, zona rural de Ribas do Rio Pardo (MS). O projeto teve o apoio financeiro da Eletrosul e foi viabilizado por meio das Ações Integradas do Programa Luz para Todos.

O empreendimento irá beneficiar 32 famílias produtoras de hortaliças, frutas e pequenos animais. A produção da comunidade será dirigida às escolas e creches do município por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal. O excedente será comercializado pelos próprios agricultores.

Com a finalidade de incrementar a produção e a renda familiar da comunidade, o projeto conta com diversos parceiros. A Eletrosul entrou com a verba necessária para a compra dos equipamentos que compõem o sistema de irrigação. Foram adquiridas duas bombas submersas, dois quadros de comando para acionamento das bombas, tubulação e instalação de um reservatório com 15 mil litros de água.

A prefeitura de Ribas do Rio Pardo contribuiu com a mão-de-obra para a implantação do projeto, enquanto o treinamento e capacitação dos agricultores em técnicas de plantio de olericultura e comercialização ficarão por conta da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) foi a responsável pela perfuração de dois poços semi-artesianos para captação de água.

A obra teve início em 2010, quando a associação dos agricultores familiares da região procurou apoio para viabilização financeira do atendimento com água canalizada nas propriedades. A rede elétrica chegou ao Assentamento Pedreira em 2008.

Entre 2004 e 2011, foram realizadas 964 ligações de energia pelo programa Luz para Todos no município, sendo 416 em assentamentos rurais.

Após discussão, homem é atingido por golpes de facão e fica em estado grave
José Cláudio dos Santos, 55, está internado em estado grave após ser esfaqueado diversas vezes com um facão. Os golpes foram desferidos por um conhec...
Indígena de 21 anos é assassinado com facada no peito em aldeia
Um indígena de 21 anos foi morto no início da noite desta sexta-feira (20) após ser atingido com uma facada no peito, na aldeia Amambai, em Amambai -...
Homem com facão faz três pessoas da mesma família como reféns em casa
Três pessoas foram feitas reféns em uma casa na rua Rio de Janeiro, Centro de Sidrolândia - cidade localizada a 71 km de Campo Grande -, na manhã des...
UEMS recebe a partir de segunda-feira congresso de pesquisadores negros
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Dourados - cidade localizada a 233 km de Campo Grande - recebe entre segunda-feira (23) e sáb...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions