ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Em Dourados, pela primeira vez índio é eleito vereador

Francisco Júnior | 08/10/2012 10:35
Aguilera é o primeiro índio a ocupar uma cadeira na Câmara de Dourados. (Foto: André Bento/Dourados Agora)
Aguilera é o primeiro índio a ocupar uma cadeira na Câmara de Dourados. (Foto: André Bento/Dourados Agora)

Aguilera de Souza (PSDC) é o primeiro índio a ser eleito para ocupar uma vaga na Câmara de Dourados. Ele recebeu 1.419 votos.

Morador na aldeia Jaguapirú, Aguilera é professor e pedagogo. Ele disse que hoje a aldeia de Dourados tem um líder político. “Foram anos esquecidos pelo poder público, mas a população indígena entendeu a importância de se organizar e lutar por seus direitos. Até hoje, sem um representante na Câmara de Vereadores, não havia mecanismos de termos representatividade”, disse a reportagem do site Dourados Agora.

De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Fernando de Souza, a comunidade usou a estratégia para eleger ao menos um candidato. “Na última eleição foram 8 candidatos a vereadores indígenas e por isso houve muitos votos distribuídos entre os candidatos, o que não possibilitou a eleição de nenhum. Desta vez colocamos a disposição apenas quatro nomês o que direcionou maior quantidade de votos entre os postulantes a vaga”, conta.

Fernando contabiliza que a reserva indígena tenha 5.6 mil votantes. Destes, apenas 3.910 votos foram válidos. Os outros 1.690 é resultado de votos nulos, brancos e abstenções. Do total de votos válidos, o prefeito Murilo Zauith teve 49%, enquanto a candidata Keliana Fernandes somou 39%; uma diferença de apenas 10%. Delane Borges teve 11% dos votos, enquanto Zé Roberto somou 1%.

Segundo Fernando em todo o Estado já ocupam cadeiras do Legislativo 7 vereadores índios. Eles estão nas cidades de Caarapó (1), Tacurú (1), Japorã (2), Laguna Carapã (1), Coronel Sapucaia (1) e Dois Irmãos do Buriti (1).

(Com informações do site Dourados Agora)

Nos siga no Google Notícias