A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

08/10/2012 10:35

Em Dourados, pela primeira vez índio é eleito vereador

Francisco Júnior
Aguilera é o primeiro índio a ocupar uma cadeira na Câmara de Dourados. (Foto: André Bento/Dourados Agora)Aguilera é o primeiro índio a ocupar uma cadeira na Câmara de Dourados. (Foto: André Bento/Dourados Agora)

Aguilera de Souza (PSDC) é o primeiro índio a ser eleito para ocupar uma vaga na Câmara de Dourados. Ele recebeu 1.419 votos.

Veja Mais
Rapaz foge de policial a paisana e abandona mochila com 18 kg de droga
Equipes resgatam mulher em carro que caiu na ribanceira de estrada

Morador na aldeia Jaguapirú, Aguilera é professor e pedagogo. Ele disse que hoje a aldeia de Dourados tem um líder político. “Foram anos esquecidos pelo poder público, mas a população indígena entendeu a importância de se organizar e lutar por seus direitos. Até hoje, sem um representante na Câmara de Vereadores, não havia mecanismos de termos representatividade”, disse a reportagem do site Dourados Agora.

De acordo com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Fernando de Souza, a comunidade usou a estratégia para eleger ao menos um candidato. “Na última eleição foram 8 candidatos a vereadores indígenas e por isso houve muitos votos distribuídos entre os candidatos, o que não possibilitou a eleição de nenhum. Desta vez colocamos a disposição apenas quatro nomês o que direcionou maior quantidade de votos entre os postulantes a vaga”, conta.

Fernando contabiliza que a reserva indígena tenha 5.6 mil votantes. Destes, apenas 3.910 votos foram válidos. Os outros 1.690 é resultado de votos nulos, brancos e abstenções. Do total de votos válidos, o prefeito Murilo Zauith teve 49%, enquanto a candidata Keliana Fernandes somou 39%; uma diferença de apenas 10%. Delane Borges teve 11% dos votos, enquanto Zé Roberto somou 1%.

Segundo Fernando em todo o Estado já ocupam cadeiras do Legislativo 7 vereadores índios. Eles estão nas cidades de Caarapó (1), Tacurú (1), Japorã (2), Laguna Carapã (1), Coronel Sapucaia (1) e Dois Irmãos do Buriti (1).

(Com informações do site Dourados Agora)

Rapaz foge de policial a paisana e abandona mochila com 18 kg de droga
Homem fugiu deixando uma mochila com 18 quilos de maconha, depois de ser abordado esta manhã (10) por um policial a paisana na rodoviária de Ponta Po...
Marido agride mulher e tenta se enforcar em seguida, mas vai preso
Depois de agredir a esposa, de 45 anos, homem de 26, tentou se enforcar, mas acabou preso, esta noite (10) em Vicentina, a 255 quilômetros de Campo G...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions