A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

01/08/2011 18:59

Em Dourados, universidade e Exército farão reaproveitamento de óleo

Viviane Oliveira

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em parceria com o Exército em Dourados, inicial na próxima quarta-feira (3) um programa de reaproveitamento de óleo de cozinha utilizado pelos militares para a produção de sabão.

Através de um trabalho desenvolvido pela técnica do laboratório de Química da Universidade, Jane Santos Brito, a estimativa é que sejam produzidos, por mês cerca de 120 litros de sabão líquido e sólido, feitos a partir do reaproveitamento do óleo de cozinho utilizado nos quartéis.

O litro do sabão produzido com óleo reaproveitado custará em média 20 centavos. “Com o método que estamos utilizando, conseguimos produzir 60 litros de sabão para cada quatro litros de óleo usado”, disse.

De acordo com a coordenadora do curso de Química Industrial, Marcelina Solaliendre, o projeto de reaproveitamento do óleo de cozinha pela Universidade está começando através da parceria com os militares, mas poderá expandir futuramente.

“Nós poderíamos, por exemplo, utilizar esse material de limpeza nas próprias unidades da UEMS, barateando os custos empregados nestes produtos”, disse Marcelina.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions