A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

05/06/2013 09:28

Em Sidrolândia, índios se revoltam com chegada da Força Nacional

Paula Maciulevicius, Aliny Mary Dias de Sidrolândia
Manifestação na tarde de hoje em Sidrolândia. (Foto: Cleber Gelio)Manifestação na tarde de hoje em Sidrolândia. (Foto: Cleber Gelio)

“Ficamos revoltados porque não somos bandidos”. É este o sentimento dos índios terena que ocupam a fazenda Buriti, na região de Sidrolândia, na manhã desta quarta-feira, em relação à chegada da Força Nacional em Campo Grande. A fala é do cacique Antônio Aparecido, da aldeia Córrego do Meio. Por enquanto não há definição sobre a saída dos terena da fazenda diante do fim do prazo para o cumprimento da reintegração de posse, concedida ao produtor rural Ricardo Bacha.

Veja Mais
Dois homens são presos por suspeita de estupro de adolescentes
Dupla armada invade madeireira e rouba dinheiro do pagamento de funcionários

Sob nervoso e revolta, lideranças indígenas estão reunidas neste momento para chegar a um consenso sobre a vinda da Força Nacional à região.

O momento é de tensão na área da aldeia Buriti. Os terena não permitiram a entrada da imprensa e conversaram com a equipe do Campo Grande News em um acampamento montado na estrada de acesso à fazenda.

Na entrada da fazenda Buriti, cerca de 30 terena estão acompanhando quem se aproxima. Alguns estão usando binóculos. A Funai (Fundação Nacional do Índio) chegou ao local por volta das 8h e está acompanhando as conversas.

Chegada da Força Nacional na manhã de hoje. (Foto: Marcos Ermínio)Chegada da Força Nacional na manhã de hoje. (Foto: Marcos Ermínio)

A trama ganhou um novo capítulo nesta terça-feira, quando o terena Joziel Gabriel, de 34 anos, foi baleado em Sidrolândia. O tiro atingiu o ombro e a bala está alojada na coluna. Joziel é primo de Oziel Gabriel, morto na última quinta-feira durante confronto com a Polícia Federal e PM, durante reintegração de posse da fazenda Buriti.

Segundo os terrena, Joziel foi atingido quando chegava à sede da fazenda São Sebastião, por um segurança que estava em uma caminhonete prata. Os amigos disseram que não houve tempo para anotar a placa do veículo porque priorizaram o socorro ao índio.

Como o estado dele é considerado grave, ele foi encaminhado ao hospital de Sidrolândia e acabou transferido para a Santa Casa de Campo Grande.

Há mais de duas semanas Mato Grosso do Sul enfrenta uma onda de invasões de terra e tensão. Cansados de esperar por uma posição do governo federal, os terena decidiram pela "retomada" de áreas que já foram consideradas indígenas em 2001, mas não avançam no processo de demarcação por conta de recursos judiciais dos fazendeiros que contestam laudos antropológicos da Funai.

Hoje, o maior conflito ocorre em Sidrolândia, onde na quinta-feira passada Oziel Gabriel, de 35 anos, foi morto. Nesta quarta-feira vence prazo de 48 horas para que o grupo que acampou na fazenda Buriti deixe a área, de acordo com ordem de reintegração de posse da Justiça Federal.

As famílias entraram pela primeira vez na área em 2003. No dia 15 de maio deste ano voltaram à fazenda, mas foram retirados na base da força na quinta-feira, quando incendiaram a sede da propriedade do ex-deputado Ricardo Bacha. Um dia depois, ainda revoltados com a morte de Oziel Gabriel durante a desocupação, grupo retornou à area.

Nesta semana, outras duas fazendas da região foram invadidas e hoje a São Sebastião. Os fazendeiros dizem que estão se organizando para retirar o gado das fazendas de Sidrolândia, para evitar maiores prejuízos.

Atualmente, nas contas dos terena, além da São Sebastião e Buriti, a etnia já está acampada nas fazendas Água Doce, Lindoia, São José, Querência, 3R, Flórida, Santa Clara e Bom Jesus - que também pertence à família Curado.

Comunidade indígena e produtores rurais brigam pela posse de 17 mil hectares na região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, a maioria terras administradas pela família Bacha.

Também há ocupação recente em Aquidauana. Na sexta-feira os terena entraram na fazenda Esperança, onde fazendeiro e família também foram obrigados a sair pelo índios.

Dois homens são presos por suspeita de estupro de adolescentes
Dois homens foram presos por estupro de vulnerável em Laguna Carapã, 287 km de Campo Grande. Eles têm 28 e 24 anos e teriam tido relação sexual com a...
Dupla armada invade madeireira e rouba dinheiro do pagamento de funcionários
Dois homens armados invadiram uma madeireira e roubaram R$ 15 mil por volta das 15h30 de ontem (9) no Distrito Industrial de Dourados - distante 233 ...
Homem tem carro roubado por assaltantes armados na MS- 289
Assaltantes armados renderam o condutor de um veículo modelo Vectra e roubaram o carro por volta das 23h desta sexta-feira (9) na MS-289, em Amambai ...



Com certeza a Fernanda Leão é uma indigena ou está na iminência de ser, mas perguntando para ela ..... VOCÊ ABANDONA SEUS BENS, SE TIVER, É DÁ PARA OS ÍNDIOS.... será que vai?
 
Leila Almeida em 07/06/2013 13:00:32
Veja só como escreveram país COM Z, isso porque o Brasil Gasta dinheiro pra da estudo pra eles dinheiro jogado fora, sabe oque tem que fazer com os índios leva todos para a amazônia deixa ele la eles não querem manter a tradição deles vão viver no mato e caça e pesca se quiser comer.
 
celso brenner em 05/06/2013 18:48:20
Vejo estes conflitos com muita tristeza de ambas as partes, pois índios e agricultores estão em via de mão dupla imposta pelo governo que no passado deu posse aos agricultores " Escrituras das terras" onde antes pertenciam aos índios, mas convenhamos que nesta continuação do empasse será no mínimo previsível um trágico desfecho, moro na região norte do país e acompanhei a desocupação das áreas antes ocupadas pelos agricultores em Roraima, hoje que os índios estão de posse da mesma, não sabem o que fazer com tanta terra que virou uma imensa "Juquira" (apelido dado ao mato em crescimento) ditado popular dos habitantes da região. então fica a pergunta, e logo vem a resposta, de posse das terras os indígenas terão apoio? respondo, não isso é fato, assim retoma-se mais um capítulo desta novela.
 
Elizeu Nascimento em 05/06/2013 18:03:20
Eles se intitularam guerreiros com mais vontade de lutar, que ia morrer policial e etc. Queimaram a sede, rasgaram a cópia da decisão. Toda ação tem uma reação. Se pacíficos agissem, não teria reação policial em resposta a altura.
 
Adriano Magahães em 05/06/2013 17:44:51
UÉ E AI COMO VÃO FAZER? QUANDO DESCOBRIRAM O BRASIL, QUEM ERAM OS HABITANTES? RESPOSTA: ÍNDIOS. ENTÃO TODO TERRITÓRIO BRASILEIRO SÃO DOS ÍNDIOS! ELES QUEREM TERRAS PRA QUE? PRA FICAREM LÁ LARGADAS, NÃO PRODUZINDO NADA, PORQUE TODO MUNDO SABE QUE FICAM DIA INTEIRO SEM FAZER NADA QUE PRESTA, SÓ BEBENDO E ESPERANDO A FUNAI MANDAR A CESTA BÁSICA, AUXILIO ESCOLA, BOLSA ...E ETC. PARA QUE ELES QUEREM ESTAS TERRAS? SE FOR ASSIM SOU ÍNDIO TAMBÉM, QUERO MINHAS TERRAS POR DIREITO.AS LEIS BRASILEIRAS DEVERIAM SER REVISTAS, ESTÃO ULTRAPASSADAS COM A VERDADEIRA REALIDADE, TODAS DEVOLUÇÕES DE TERRAS DEVERIAM SER AVALIADAS NOVAMENTE PARA VER SE REALMENTE ESSES INDIOS, ESTÃO CUMPRINDO O DEVER DELES COMO INDIGENAS!
 
Vitor Moraes em 05/06/2013 14:58:09
me desculpe esta falando isso, mas vocês tem pensar ler e reler e observar bem, o que vocês postam e falam dos indígenas, por que tudo que temos é do nosso próprio suor.
se não fosse os nossos antepassados ter vendido essas terras pra esses agricultores, por um latão de óleo e metade de um queijo eles não teriam essas terras hoje,
se hoje queremos nossas terras é porque temos direitos a ela.
 
maira fernandes em 05/06/2013 14:20:03
Engraçado...tem horas que sinto saudades do tempo que presidente e ministros, metiam medo só no olhar!!! As pessoas estão esquecendo que vivemos a poucos anos atrás, não existia "democracia", mas não tinha a bandalheira que vemos hj!
 
Caio Prado em 05/06/2013 13:59:59
Tenho um parente que mora ao lado de uma aldeia e um belo dia com sempre aparece um índio: posso catar umas mangas? sim pode, mas porque você não planta um pé de manga lá na sua casa?? demora muito pra dá.

isto é o Brasil
 
Leandro Goncalves em 05/06/2013 13:52:23
KKKK, e eu como Branco já estou faz tempo com índios com essa bagunça que estão fazendo, uma desordem só, se acham dono da Brasil e o Brasil é de todos nós, vão tomar tereré debaixo de suas ocas e fazer mais filhos para daqui a umas duas décadas terem população o suficiente para tomar o Brasil todo para vocês, e digo não esta longe de acontecer por um simples fato para índios não esta existindo Lei, passam por cima de tudo e todos e sai imune, fazendo suas próprias Leis.
 
Leandro Goncalves em 05/06/2013 13:38:21
UÉ E AI COMO VÃO FAZER? QUANDO DESCOBRIRAM O BRASIL, QUEM ERAM OS HABITANTES? RESPOSTA: ÍNDIOS. ENTÃO TODO TERRITÓRIO BRASILEIRO SÃO DOS ÍNDIOS! ELES QUEREM TERRAS PRA QUE? PRA FICAREM LÁ LARGADAS, NÃO PRODUZINDO NADA, PORQUE TODO MUNDO SABE QUE FICAM DIA INTEIRO SEM FAZER NADA QUE PRESTA, SÓ BEBENDO E ESPERANDO A FUNAI MANDAR A CESTA BÁSICA, AUXILIO ESCOLA, BOLSA ...E ETC. PARA QUE ELES QUEREM ESTAS TERRAS? SE FOR ASSIM SOU ÍNDIO TAMBÉM, QUERO MINHAS TERRAS POR DIREITO.AS LEIS BRASILEIRAS DEVERIAM SER REVISTAS, ESTÃO ULTRAPASSADAS COM A VERDADEIRA REALIDADE, TODAS DEVOLUÇÕES DE TERRAS DEVERIAM SER AVALIADAS NOVAMENTE PARA VER SE REALMENTE ESSES INDIOS, ESTÃO CUMPRINDO O DEVER DELES COMO INDIGENAS!
 
VITOR MORAES em 05/06/2013 13:27:01
Compreendo as paixões que esse assunto suscita, mas, para compreenderem melhor a situação, recomendo que leiam esses sites.

http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6945&action=read

http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/manaus/estado_dir_povos_isaias_montanari_jr.pdf

http://www.dhescbrasil.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=759:desintrusao-maraiwatsede-termina-em-paz&catid=69:antiga-rok-stories
 
Dario Pires em 05/06/2013 12:19:45
Existem situações reais : Uma é incorreta a posse de índios em propriedade alheia a outra é a falha do Governo em não administrar a longo prazo a cultura dos povos índigenas, dos quilombolas, dos sem terra etc...a preocupação geral de Presidentes, Senadores, Deputados e outros administradores, são falhas, principalmente com a Educação - quantas vêzes temos visto aldeias sem escolas, sem capacitação a professores, e também ao demais povos. Precisa acontecer... para que torne caso isolado, porém comprometedor, causador de mortes...sem consciência.
Você não vê a maioria desses eleitos, buscar por essas causas.O GOVERNO SE CONDENA POR SI SÓ, NÃO HÁ VISÃO PARA COM O POVO. É comum a GANÃNCIA, altos salários, sem compromissos. VERDADEIROS HIPÓCRITAS...
 
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA em 05/06/2013 12:13:25
Impressionante como politicos e ex politicos conseguem tanta terra..
 
frank martins em 05/06/2013 12:08:11
Impressionante como politicos e ex politicos conseguem tanta terra..
 
frank martins em 05/06/2013 12:07:08
Podem até não ser bandidos, mas estão se comportando como tal. Ordem judicial é para ser cumprida. Ainda que o Estado seja moroso isso não lhes autoriza a fazer o uso arbitrário das próprias razões.
Nosso Estado vive da agropecuária. Quero ver o que será feito pelos índios com essas terras. Aliás, já sei a resposta: NADA.
Pergunto: Cadê o resto dos índios do país? Por que não há invasão nas terras da região norte do país?
Vai ver que as terras de lá não são tão boas quanto as nossas...
Ah, não se esqueçam do que ocorrem nas aldeias de Dourados/MS, ALCOOLISMO E ESTUPROS.
 
Ana Cláudia em 05/06/2013 11:54:16
A todo ser humano ou não, DEUS deu o direito natural. do ar da agua do sol e de todos os outros elementos que existem na terra. temos que reconhecer o direito dos indios, dos brancos dos negros dos asiaticos dos imigrantes e de todos que aqui estão
O governo tem o dever de demarcar o que for justo para os indios e os indios tem que reconhecer o direito de seus outros irmãos Brasileiros trabalhadores que produzem não só para consumo interno como para exportação levando à todos os beneficios da terra concedida por Deus.
 
Artur José Vieira em 05/06/2013 11:47:08
Parabéns equipe pela cobertura, mas eu só quero saber o que vai acontecer quando as terras estiverem nas mãos dos índios. Eles podem ser os donos "originais" das terras mas e depois? Eles terão apoio dos governantes para cuidarem do que reconquistaram ou serão incentivados a tomarem posse de outra propriedade?
 
Fernanda Marques em 05/06/2013 11:39:28
Não é questão de dó ou de falta de dó. É questão de direito! A Constituição e a Convenção 169 da OIT, ratificada pelo Brasil, garantem os direitos da população indígena, inclusive no que tange a acesso às terras reconhecidamente como suas. Não é verdade que se trata de "todo território nacional", de "todas as propriedades" e outras balelas. São áreas específicas e comprovadamente, de modo destacado, cultivadas ou cultuadas por estas respeitáveis populações. Quanto aos fazendeiros de boa fé, que adquiriram terras "vendidas ou cedidas" pelo próprio Estado, a indenização se faz justa e oportuna e também é direito que lhes deve ser assegurado! A questão é a omissão, a paralisia e despreparo do Estado, inclusive de parte de alguns maus policiais, em resolver decentemente a questão
 
ROBERTO FERREIRA FILHO em 05/06/2013 11:31:54
Quanto de terra é necessário hoje para essa população ????? se conseguem ???....e daqui 20 anos ????? considerando-se a proporção e velocidade do crescimento demográfico, vai faltar terra logo .
 
Geraldo cançado em 05/06/2013 11:16:41
Se quiserem saber mais sobre o caso dos índios leiam o livro "Guia Politicamente Incorreta da História do Brasil", lá explica-se certinho como ocorreu no passado, quando os índios, completamente atrasados e praticamente na "era da pedra" se vendiam para os tais brancos. Como eles (indios) acabaram com as matas, venderam terras, etc, a troco de poder, cobiça e até escravos.
É a maior demagogia do mundo achar que este povo é apenas "um povo amigo que vive nas matas". Na verdade, se tratam de capitalistas ambiciosos que, como quase todo brasileiro, quer tirar vantagem em tudo.
O pior é que não respeitam leis, ordens judiciais, nem ninguém.
 
Rodrigo Silva em 05/06/2013 11:16:14
Se tornaram bandidos fora da lei SIM.... ou não existe mais isso ??? desrespeitam e afrontam autoridades,juizes....são o que então ???? aceitaram e se submeteram ao domínio do branco porque quiseram viver à sombra deles, sem nada produzir.
 
juraci montanha em 05/06/2013 11:14:10
ANTES DE FALAR MAL DE UM PRODUTOR RURAL, LEMBRE-SE DO QUE VOCÊ COMEU HOJE???
 
CELIO CUNHA em 05/06/2013 11:09:25
Respeito os índios mas acho que ele não estão respeitando os homens brancos , e fico
indiguinada pois índio também tinha que pagar imposto e gerar empregos , se os índios fizerem isto ai sou a favor dele caso contrario manda ele para amazônia .
 
ELUSA SAMIRA SOARES MEIRA em 05/06/2013 11:08:05
PREZADA COMPANHEIRA FERNANDA LEÃO

TA COM DÓ DOS COITADOS, FAZ UMA DOAÇÃO DOS SEUS BEM, CASA TERRENO ETC PRA ELES ELES JÁ ESTAVAM AQUI QUANDO VC COMPROU
 
newton oliveira em 05/06/2013 11:05:48
Os produtores só querem a justa compensação pela área. A terra é indígena, OK. A União compra a terra de volta, com as benfeitorias e tudo mais e pronto. Aí ela declara como reserva indígena e tá resolvido.

O índio fica com a terra e o produtor ressarcido pelo valor da propriedade.

Aline Serra, antes de falar besteira, imagine sua casa sendo invadida por sem tetos!!! Legal né?!
 
Afonso Netho em 05/06/2013 11:02:31
Nasci no Brasil. Sou brasileira. Portanto este também é o meu país. Se quero comer, preciso trabalhar. Trabalho, pago impostos e também preciso cumprir a lei. Não posso invadir propriedades ou mesmo aldeias indígenas pois existem leis que me impedem de fazer isso. Essa situação está passando dos limites, com total falta de autoridade, abuso por parte de quem comanda os índios e falta de transparência de alguns meios de comunicação. Democracia? Está mais para baderna, como alguns estão querendo, pois assim podem alcançar seus objetivos e tirar proveito para eles mesmos.
 
Rejane Maria em 05/06/2013 10:58:38
E falta de total de senso acreditar que toda a terra do País é de índio, maior ainda é crer que a Funai tem qualquer condição de determinar se a área é ou não pertencente. O Brasil é dos brasileiros, os proprietários de terra, não sou um deles, no centro-oeste vieram para cá com incentivo do Governo, as terras têm documentação há mais de 80 anos. Há muito tempo a funai/cimi e ongs estrangeiras que existem para destruir o País, insistem que para resolver dor de dente de índio a resposta é terra, para fome=terra, falta de médico=terra, educação=terra e adiante. O problema é muito maior, profundo, enquanto a sociedade insistir que indígenas são um grupo social "exótico" na marginal social, que precisam ser tratados diferentes e com tutela de um organismo como a funai, a zona não vai acabar
 
Fabiano Silva em 05/06/2013 10:55:06
Não são bandidos mesmo e merecem respeito... E se houve ou houver abusos estes são pontuais e que sejam punidos o que, em absoluto, deslegitima a luta pelo reconhecimento daquilo que a própria Constituição já lhes assegurou e que aguardam há 20 (vinte) anos - a demarcação de suas terras!
 
ROBERTO FERREIRA FILHO em 05/06/2013 10:54:26
Entendo que os índios merecem respeito e consideração, afinal, ficarem restrito a pequena área não é justo.
Mas, entendo também que não é justo quem entrou legalmente em áreas, com o aval do governo (já que tem escrituras), continue nessa insegurança jurídica.
O Governo Federal tem que tomar providências e solucionar o problema que ele mesmo criou para os proprietários e índios.
 
Etevaldo vieira em 05/06/2013 10:52:45
concordo com o q disse o MiltoS Miguel terra prá q se índio não trabalha, veja o que aconteceu com a raposa serra do sol. tomaram dos agricultores q trabalhava de verdade agora virou tudo mato e os índios na maior pindaíba. olha o exemplo. agora estão querendo fazer a mesma coisa por aqui Não podemos deixar isso acontecer.
 
Naira fernandes em 05/06/2013 10:51:11
quem invade, depreda e causa prejuízo a terceiros É O QUE???
 
Marcelo Mendes em 05/06/2013 10:50:32
concordo plenamente com a leitora Fernanda Leao os índios são donos de tudo , do Brasil inteiro , afinal são os primeiros habitantes do Brasil , então eles podem começar invadindo a sua casa Fernanda... onde está o direito de propriedade?
 
carlos feitosa em 05/06/2013 10:44:23
Bom dia.

Cara Fernada Leão, por favor, sem demagogia, se os índios tem direito a terra, porque já não ajuda para acabar com este conflito, se toda terra é dos indios como vc mencionou de onde mora para um deles.
 
cesar silva em 05/06/2013 10:40:06
O cidadão, quer que os Índios, esperem mais ainda, será que ele ficaria desde de 2001, sem se alimentar, sem ter como sustentar sua família?
 
Juliano Vargas em 05/06/2013 10:27:21
Em 2001 foi comprovado que a terra pertence aos índios. Fim de discussão. O que vão fazer com a terra não é problema nosso. Cada um faz o que quer com o que lhe pertence.
 
Aline Sena em 05/06/2013 10:18:35
na minha opinião os índios tem direito a terra,afinal eles são os primeiros habitantes,o que sera da historia sem eles
 
FERNANDA LEAO em 05/06/2013 10:16:34
Se quebrar tudo, invadir, queimar, ameaçar, fazer terrorismo não é bandido, então o que é ser bandido?
 
George Jalim Hábei em 05/06/2013 10:08:56
“Ficamos revoltados porque não somos bandidos".
Será que não? Não sei como classificar quem invade as terras dos outros e incendia casas e outras benfeitorias, mas acredito que devam ser tratados desse jeito, se a justiça é morosa, o é para brancos e indios, portanto que esperem a resolução final, e por fim pra que os indios querem terra? Procurem saber o que aconteceu com as reservas de Roraima, os brancos sairam após decisão judicial, foram plantar arroz em outra região, os indios foram para a perifiria e a terra tá lá criando lagartixa, pelo menos é o que dizem.
 
Milton S. Miguel em 05/06/2013 09:55:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions