A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

02/02/2011 13:17

Entidades se mobilizam para mudar nome de Rio Verde do Mato Grosso

Ricardo Campos Jr.

Hipótese mais cogitada, até agora, é Rio Verde do Pantanal

Empresários e entidades começam a se mobilizar na cidade de Rio Verde do Mato Grosso, município que fica distante 207 quilômetros de Campo Grande, para trocar o nome da cidade. Uma comissão montada para levar a ideia adiante deve começar a se reunir ainda em fevereiro.

De acordo com o prefeito da cidade, Wilian Douglas de Souza Brito (PPS), o movimento não surgiu na prefeitura, que deve ser mantida de fora da discussão até o momento de dar início a parte burocrática. “Não quero envolver a parte política agora. A população já tem se manifestado”, disse Wilian.

O nome sugerido, e que até o momento está no topo das discussões, é Rio Verde do Pantanal, que de acordo com o prefeito, fundamenta-se por causa da localização da cidade.

“Somos o 8º município em extensão e 49% está dentro do Pantanal”, e também segue a mesma ideia de setores que defendem a troca de nome do Estado para "Estado do Pantanal".

A população acostumou-se a omitir o nome do estado vizinho pronunciando apenas Rio Verde, entretanto, isso cria outra confusão, pois em Goiás já existe um município com esse nome. “Chega correspondência da prefeitura de Rio Verde de Goiás aqui e nós temos que devolver”, conta o prefeito.

Wilian relata que a manifestação pela mudança do nome começou dentro da maçonaria na cidade e espalhou-se principalmente entre produtores rurais e trabalhadores. Cada uma das instituições envolvidas, de acordo com a explicação do prefeito, terá dois representantes na comissão, que deverá ter registro em cartório assim como as atas das reuniões.

Trata-se de uma longa jornada até que a ideia saia do papel, de acordo com Wilian. A sociedade local ainda deverá participar do debate e, caso seja efetivada a mudança, deverá ser criada uma nova lei, um grande projeto de divulgação e investimento muito grande para alteração de mapas, livros e outros, segundo o prefeito.

O prefeito se diz a favor da alteração, mas observa de longe o movimento a respeito. “Estou apoiando de outra forma”, disse, “Não é uma prioridade política”.

Wilian garante que não foram fatos que motivaram a discussão, mas a própria população que há tempos cogitava a hipótese da troca. “Já existiam muitos rumores. Muito tempo vem sendo falado. Despertou de uma hora para outra” afirma o prefeito.




Apoio a mudança de nome para Rio Verde do Pantanal. E apoio também a mudança do nome do estado para Estado do Pantanal ou de Campo Grande.
 
Regino Salvador em 03/02/2011 09:11:48
Que coisa hein? Eu nem sabia que a cidade se chamava Rio Verde do Mato Grosso, sempre achei que fosse só Rio Verde...... que coisa não?????
 
maximiliano nahas em 03/02/2011 08:49:24
Feliz iniciativa. Há tempo isso já deveria teracontecido.
 
sebastiao dos reis em 03/02/2011 08:28:42
valeu pela iniciativa...e ainda me lembro quando em 2001 o Faustão,no domingão mandou um abraço para Um artista da cidade o Paulo Sérgio,ao invés dele falar Rio Verde de MT,ele disse Rio Verde de GO.Ainda bem que ele corrigiu no outro domingo.
 
Renam Olira neto em 03/02/2011 04:59:42
já passou a hora de mudar mesmo pode ser rio verde do pantanal, rio verde, rio rosa, rio colorido menos rio verde de mato grosso fala serio, tomara que mude!!!!!
 
Francisco Delmondes em 03/02/2011 01:37:19
Sou a favor de mudar o nome do estado pois vivi em Campo Grande na época em que era MT e por aqui o sofrimento era grande pois ate uma simples carteira de identidade levava de 3 a 6 meses para sair pois ficava engavetada lá em Cuibá! Infelizmente o nome Mato Grosso ficou com o lado de lá e eles fazem de tudo para preserva-lo. O Pantanal fica quase todo no MS e Bonito e outras paisagens lindas estão no MS. então eu acho que a solução é mesmo mudar o nome do estado!Quem sabe o nome do estado para estado de Campo Grande-capital Campo Grande seja a melhor idéia!
 
Sigmar Fernando Spengler em 02/02/2011 10:38:04
Precisamos mudar o nome do Estado, ficamos sem identidade propria. Ao dividir o antigo Estado de Mato Grosso, acabamos atrelados, por herança, ao nome original acrescentando "Sul". Precisamos de Identidade sim, Estado do Pantanal é a que mais nos identifica. Nasci Matogrossense e me orgulho mais ainda de ser Pananeiro de coração e alma.
 
Roberto Magalhaes em 02/02/2011 09:58:18
Gosto imensamente da cidade de Rio Verde de Mato Grosso, onde tive a gratificante oportunidade de trabalhar e fazer grandes e especiais amizades que perduram até hoje. Quanto à mudança do nome da cidade, acho o que movimento é realmente válido e oportuno, adiantando desde logo que achei a idéia do novo nome "RIO VERDE DO PANTANAL" muito simpática e deveras apropriada para a região geográfica do Município, acreditando - com todo respeito a opiniões divergentes - que será muito díficil encontrar outro nome que substitua este com tanta propriedade. Abraços aos meus amigos Rioverdenses, Abel.
 
Abel Rezende em 02/02/2011 09:44:47
ESTOU DE ACORDO COM TODOS LEITORES QUE DERAM AS SUAS OPINIOES NO CAMPO GRANDE NEWS PARA MUDAR O NOME DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, ESPERO QUE SAIBA ESCOLHER BEM PORQUE VARIOS NOMES QUE CITARAM, JÁ TEM CIDADES NO BRASIL COM ESSES NOMES,´POR EXEMPLO:( CAMPO GRANDE É UM BAIRRO MUITO FALADO NO RIO DE JANEIRO, PANTANAL PERTENCE AOS DOIS ESTADOS MS MT)
 
Aparecido Soares em 02/02/2011 09:22:35
Belissima idéia os rio-verdenses tiveram,eu que passei os melhores anos de minha vida,(minha infâcia) quando por quatro anos morei nesta inesquecível cidade e nas minhas férias escolares passeavas pelas fazendas do pantanal rio-verdense. Nada mas justo de que o novo nome da cidade seja Rio Verde do Pantanal.
 
Paulo Cesar Costa Leite em 02/02/2011 09:09:38
Concordo com a mudança de nome sim.. Como disseram anteriormente deveriam ter feito isso a muito tempo..
 
Iann Gabriel em 02/02/2011 06:58:04
RIO VERDE- MS. Pronto esta mudado, pra que complicar. Temos coisas mais interessantes pra mudar. Mais uma vez RIO VERDE-MS.
 
Luciano Rosa em 02/02/2011 06:46:44
Na novela Insensato Coração, da Globo, confundiu-se MS com MT. Coloque-se o nome do Estado de CAMPO GRANDE, com a Capital Campo Grande, e teremos solucionado o problema (CAMPO GRANDE - CG)
 
José Carlos Santos Azambuja em 02/02/2011 05:51:20
Pensa na confusão!!!

Rio Verde de Mato Grosso, mas está no Mato Grosso do Sul...

Ja deveriam ter mudado há muito tempo....

Sucesso!
 
Ronilço Oliveira em 02/02/2011 04:42:30
SOU A FAVOR DA MUDANÇA DO NOME, TEM CAUSADO MUITA CONFUSAO ATE MESMO NAS OPERADORAS DE TELEFONIA CORREIOS ETC A POPULAÇAO PRECISA SER CONSULTADA E CERTAMENTE VARIOS NOMES IRAO SURGIR, E, AI8 SE FAZ UM PLEBICITO.
 
antonio de jesus abreu holsbaCH em 02/02/2011 04:20:08
É uma otima ideia para cidade de Rio Verde, tiramdo o nome de MT, pode acabar com as confussoes. Mas mudar o nome do Estado de MATO GROSSO DO SUL , NÃO NÃO MESMO, eu sou sul-mato-grossense com muito orgulho, e não apoio a ideia de mudança, só porque em uma novelazinha apareceu um erro de um escritor que desconhece o pais onde mora não devemos mudar nossas raizes. Ontem mesmo no JN falouce de MS, e quando um turista vem para qualquer cidade do nosso estado é aqui que fica o seu dinheiro, ou o pessoal de bonito devolve ao governo de MT, logico que não divulguese mais o estado la fora e seremos mais lembrados até mesmo Rio verde do Pantanal-MS.
 
Ramão Rodrigues da Silva em 02/02/2011 04:11:37
Parabens as pessoas principalmente ao prefeito Wilian pela iniciativa eu que viajo muito e faço questao de divulgar nosso lindo estado fico indignado quando as pessoas dizem vc mora no mato grosso diga sempre moro no lindo Mato Grosso do Sul visite é o maior pantanal entao parabens a todos pela iniciativa. divulgue ai tem varias cachoeiras lindas este lugar é belo como é mato grosso do sul.Nao que o Mato Grosso nao seja linda mais confundir é dificil de INGOLIR.
 
rudney vera de carvalho em 02/02/2011 04:05:35
Esta iniciativa é extremamente louvável pois até hoje ainda convivemos com a confusão ocasionada todos os dias pela imprensa e autoridades nacionais confundindo nosso Estado com MT, espero que obtenham resultado positivo.
 
Airton Santos em 02/02/2011 03:25:11
Parabéns ao prefeito e demais rio-verdenses, pois o nome "de MT", creio, fora colocado para evitar que se confundisse com o de Goiás e com a divisão do Estado passou a ser a causa de outra confusão. Com certeza será melhor para a cidade.
 
João Carlos Marchezan em 02/02/2011 02:46:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions