ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Fechada há dez dias, agência da Funtrab deixa trabalhadores sem atendimento

Funtrab fechou Casa do Trabalhador no dia 30 para melhorias, mas impasse impede reabertura; prefeitura vai improvisar emissão de carteira e seguro-desemprego na agência do MTE

Helio de Freitas, de Dourados | 10/07/2017 14:32
Casa do Trabalhador em Dourados está fechada há dez dias (Foto: Helio de Freitas)
Casa do Trabalhador em Dourados está fechada há dez dias (Foto: Helio de Freitas)

Moradores de Dourados, a 233 km de Campo Grande, precisam viajar a Rio Brilhante e até a Ponta Porã para dar entrada no seguro-desemprego e tirar a Carteira de Trabalho porque a Casa do Trabalhador da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul está fechada há dez dias.

A agência, que funcionava na Avenida Weimar Gonçalves Torres, no Centro, fechou no último dia de junho e, na época, a Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) informou que o fechamento seria por no máximo cinco dias para adaptações internas.

Entretanto, até agora a unidade continua fechada. Em emissoras de rádio da cidade e através das redes sociais, os moradores reclamam que estão sem atendimento e são obrigados a procurar a Casa do Trabalhador em cidades vizinhas para dar entrada no seguro-desemprego.

Diariamente, a agência atendia em média 200 pessoas à procura de trabalho e para dar entrada no seguro-desemprego. No mês passado a assessoria da Funtrab informou que a suspensão era é por necessidade de reorganização do espaço.

O diretor presidente da fundação, Wilton Acosta, disse através da assessoria que o bom atendimento ao trabalhador é prioridade e que o atendimento seria retomado assim que o serviço fosse concluído.

No dia 28 de junho, a coordenadora da Casa do Trabalhador, Eudulia Delgado Medeiros, informou ao Campo Grande News que as melhorias incluiriam redes elétrica e hidráulica, a parte de informática, retirada de divisórias e instalação de móveis novos enviados pelo governo do Estado.

Hoje (10), a assessoria de imprensa da Funtrab informou que não existe previsão de quando o atendimento será retomado. “Estamos em um impasse, dependemos de uma posição da prefeitura”, informou a assessoria, sem entrar em detalhes.

Improviso – Na sexta-feira (7), a prefeita Délia Razuk (PR) recebeu o superintendente do Ministério do Trabalho, Vladimir Benedito Struck, para discutir a retomada do atendimento aos trabalhadores.

Struck propôs um termo de cooperação com a prefeitura para transferir os serviços para o prédio onde funciona a gerência regional do MTE na Rua Ponta Porã.

Os três servidores municipais que atuavam na Casa do Trabalhador serão cedidos para a gerência do MTE e a prefeitura vai instalar um link de internet mais potente para registros da Carteira de Trabalho.

Segundo Vladimir Srtruck, com a parceria, os serviços já prestados pela agência, como a emissão de Carteiras de Trabalho, seguro- desemprego e rescisões contratuais serão potencializados. O Balcão de Empregos também será transferido para a unidade.

Nos siga no Google Notícias