ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Fenômeno que assustou moradores poderia se transformar em tornado

Luciana Brazil | 27/12/2014 10:55
Moradores registraram funil que poderia se tornar um tornado se tocasse o chão. (Foto: O Pantaneiro)
Moradores registraram funil que poderia se tornar um tornado se tocasse o chão. (Foto: O Pantaneiro)

O fenômeno natural que assustou moradores de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande, na véspera de Natal, e que foi chamado por internautas como “mini-tornado”, é, na verdade, classificado na meteorologia como uma nuvem funil.

O funil é formado pelas mesmas características de um tornado, conforme o Cptec-Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). No entanto, para que o evento seja confirmado é preciso que o funil toque o chão, o que não aconteceu em Aquidauana.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), tanto o tornado como o funil são formados quando há um choque entre duas frentes de temperatura distintas, uma quente e uma fria. Quando elas se colidem, provocam um movimento na vertical, formando o funil.

A diferença entre os dois fenômenos está nas temperaturas, que podem ser mais próximas ou mais distantes uma da outra. O funil acontece quando as temperaturas não estão tão opostas, porque quanto maior for a diferença, maior é a chance do funil encostar o chão, formando um tornado.

O tornado é geralmente mais intenso e destrutivo que um furacão, mas apresenta tamanho e duração menores. A velocidade de um tornado pode ultrapassar 500 quilômetros por hora. O seu diâmetro não ultrapassa 2 quilômetros e a sua duração é, em média, de 15 minutos, enquanto os furacões podem durar por vários dias.

Caso- O funil foi registrado no fim da tarde do dia 24 de dezembro e foi flagrado por internautas. Com as mesmas características visuais de um tornado, o funil durou apenas 10 minutos. Várias imagens foram feitas por moradores e circularam pelas redes sociais.

Funil tem as mesmas características visuais de um tornado. (Foto: O Pantaneiro)
Funil tem as mesmas características visuais de um tornado. (Foto: O Pantaneiro)
Nos siga no Google Notícias