A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

07/04/2011 17:35

Festa da Farinha em Anastácio terá Calcinha Preta e Zé Ramalho

Fabiano Arruda
Zé Ramalho será atração do dia 7 de maio.Zé Ramalho será atração do dia 7 de maio.

A 6ª edição da Festa da Farinha de Anastácio, programada para os dias 6 e 7 de maio, terá como atrações a banda Calcinha Preta, os repentistas Zé Cardoso e Oliveira da Panela, além de show de Zé Ramalho. O evento será na Rua Porto Geral, entre a avenida Manuel Murtinho e Rua 27 de Julho.

Calcinha Preta se apresenta na primeira noite da festa, enquanto os repentistas e Zé Ramalho fazem show no dia 7.

Outro destaque do evento são as atrações da cultura da Região Nordeste, especialmente a culinária com produtos derivados da mandioca, produzidos pelas famílias de origem nordestinas que vivem na região do Pulador, zona rural de Anastácio, elemento da cultura nordestina predominante no município, que inspirou a criação da festa.

Entre os produtos que serão mostrados nessa grande feira está a farinha de mandioca e iguarias como: tapioca, massa puba, polvilho seco, biscoito de polvilho (sequilho) e massa para tapioca; farinha branca, amarela e temperada; cuca de mandioca, coxinhas e pastéis de mandioca, beiju, bolo de mandioca, pão, pudim, suco e o revigorante ‘viagra’ de mandioca.

Também constam no cardápio da festa a tradicional buchada de bode e a costela de cabra na brasa. A grande referência do evento é um gigante saco de farinha com quatro metros de altura e mais de quatro mil quilos, simbolizando o principal produto da agricultura familiar do município. Este “saco gigante de farinha” disputa um lugar no livro mundial dos recordes, o “Guinnes Book”.

Criada pelo prefeito Cláudio Valério (filho de nordestinos), a festa da farinha é também um marco do agronegócio regional que popularizou a farinha da colônia anastaciana do Pulador.

A farinha de Anastácio é produzida artesanalmente, mas vem ganhando apoio da prefeitura para ampliar o cultivo e fomentar a sua a industrialização.

O evento já foi incorporado ao calendário turístico de Mato Grosso do Sul. (Com informações da assessoria)

Calcinha Preta vai apresentar forró na Festa da Farinha.Calcinha Preta vai apresentar forró na Festa da Farinha.



Puts! Que maneiro! Festa da Farinha deste ano vai estar show! Parabéns a organização! Eu vouuu! Amanhã reservo minhas passagens de busão!
 
Dante Rodrigues em 28/04/2011 09:15:14
Eta, lasqueira estou contando os dias para a grande festa e principalmente ouvir as Belas música de Ze Ramalho saboreando uma boa tapioca com café quentinho.....dentre outras guloseimas...
 
Dalva Dos Santos Cacho em 09/04/2011 09:46:53
Os organizadores desta festa estao de parabéns, alem de divulgar a cultura nordestina, trazem atraçoes artísticas daquela regiao, fazendo assim com que possamos matar um pouco as saudades da terra natal. Parabéns tambem pela iniciativa da Prefeitura local, em apoiar este evento. Boa festa a todos!!!
 
Mauricio Lima em 08/04/2011 07:34:47
Me organizado pra ir pra lá!!!!
Só quem conhece a cultura nordestina sabe o quanto é bom estas festas... Assim vou poder matar um pouco da minha saudade do Pernambuco...
 
Antônio Marcos Alencar em 08/04/2011 07:28:30
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions