ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Frente Brasil Popular se manifesta em apoio aos índios de Caarapó

Nyelder Rodrigues | 18/06/2016 19:18

Diante dos recentes acontecimento em Caarapó - município localizado a 283 km de Campo Grande - envolvendo indígenas guarani-kaiowás e produtores rurais, o movimento Frente Brasil Popular, de Dourados, publicou manifesto prestando apoio aos índios da região.

Denominado "Manifesto em Defesa do Tekohá Apyka'i", o documento relembra a luta mantida por décadas por indígenas em Dourados e região, e ressalta a liderança de Dona Damiana, que desde 2008 lidera comunidades na região. Ataques, como os feitos por seguranças da empresa Gaspem - alvo de

No manifesto, o judiciário brasileiro também é criticado, sendo apontado como elitista. "A luta do Tekohá Apyka’i está inserida em um contexto muito maior de conflitos pela terra no Mato Grosso do Sul", frisa o movimento, ao se referir aos interesses do agronegócio no Estado.

"Há em curso no Brasil vários micro-golpes à democracia que, somados, dão amplitude e desenham o cenário trágico do grande golpe de Estado de 2016" e "defender Apyka’i é um dever democrático de todos e todas que buscam construir um Brasil mais justo" são outras frases usadas no manifesto para representar as intenções da frente popular.

Conflito - A fazenda Yvu, em Caarapó, alvo de uma disputa territorial, foi ocupada no último domingo (12), por cerca de 300 indígenas em ação de retomada. A área integra o estudo realizado pela Funai (Fundação Nacional dos Índios) para compor a Terra Indígena Dourados Amambaipeguá I, que está em processo de demarcação.

No entanto, os produtores rurais retém a titularidade das terras, e na terça-feira, um conflito entre fazendeiros e índios resultou na morte do agente de saúde Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos. Seis índios ficaram gravemente feridos e duas crianças sofreram queimaduras.

A Força Nacional foi acionada, e cerca de 50 agentes fazem a segurança da região, junto a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Nos siga no Google Notícias