A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

12/12/2012 13:15

Funai amplia número de municípios para estudo de terra indígena

Aline dos Santos

A Funai (Fundação Nacional do Índio) retificou portaria e ampliou de três para nove municípios a área de abrangência do estudo para identificar terra indígena em Mato Grosso do Sul.

Veja Mais
Funai cria grupo para identificar terra indígena em 3 municípios de MS
Com destino a São Paulo, jovem é preso com 60 kg de cocaína

Publicada em outubro, portaria determinou a constituição de grupo técnico para complementar estudos de natureza fundiária e cartorial necessários à identificação e delimitação das terras nas bacias denominadas Iguatemipegua e Ñandevapegua, localizadas nos municípios de Amambai, Paranhos e Tacuru.

Uma retificação divulgada hoje no Diário Oficial da União acrescenta seis municípios: Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Mundo Novo e Sete Quedas. No entanto, a portaria não amplia as bacias objeto de estudo.

Formado por sete pessoas, o grupo técnico tem engenheiro agrônomo, técnico agrícola e agente em indigenismo. Na portaria publicada em outubro, a presidente da Funai, Marta Maria do Amaral Azevedo, aponta que a missão está inserida no âmbito dos projetos prioritários da fundação.

 

Funai cria grupo para identificar terra indígena em 3 municípios de MS
A Funai (Fundação Nacional do Índio) criou grupo técnico para complementar estudos necessários à identificação e delimitação de terras indígenas em A...
Homem é esfaqueado e encontrado morto em frente de casa
Almir Caetano Lima, 39, foi encontrado morto com sinais de esfaqueamento na barriga, às 7h deste sábado (3) no bairro Cascatinha II em Sidrolândia, d...



Acho um absurdo a funai, ter todo este poder e escolher o que ela quer para determinar como sendo área indígena, o que ela bem quer. O interessante são as escolhas, as terras melhores e mais produtivas. Todas compradas e com titulos legais que comprovam o verdadeiro direito de propriedade. gostaria de saber se a funai vai criar gado e plantar nestas terras. Se a coisa continuar desta forma daqui algum tempo vamos comer capim pois que eu sei os indios de nossa região mal plantam mandioca. os indios precisam de educação para não serem explorados por pessoas oportunistas como o que esta acontecendo. queria saber onde vão as verbas do governo para melhorar a situação dos indios pois terra não ajuda em nada e o dinheiro que sustenta eles sai do nosso bolso.
 
Ana Ligia D. Munaro em 18/01/2013 23:25:34
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions