ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Funai inicia levantamento para demarcação de terra Guarani Kaiowá

Paula Vitorino, de Iguatemi | 05/11/2012 23:15
Fazenda Cambará é alvo de disputa indígena. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Fazenda Cambará é alvo de disputa indígena. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Equipe de técnicos da Funai (Fundação Nacional do Índio) e Polícia Federal iniciaram nesta segunda-feira (5) os trabalhos de vistorias em propriedades rurais que podem ser consideradas indígenas, no município de Iguatemi. O conflito de terra entre indígenas e fazendeiros na região virou notícia internacional nas últimas semanas.

O objetivo dos técnicos é levantar dados fundiários necessários para identificar e delimitar as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios da etnia Guarani-Kaiowá, nas bacias denominadas de Iguatemipegua e Ñandevapegua, em quatro cidades de Mato Grosso do Sul.

Desde o dia 15 de outubro, as esquipes já visitaram propriedades dos municípios vizinhos de Amambai, Paranhos e Tacuru. A vistoria atende portaria publicada pela Funai no dia 3 de outubro, no Diário Oficial da União, e tem 30 dias para ser finalizada. Áreas de São Paulo também estão previstas na determinação.

Em Iguatemi, uma das propriedades na lista de vistorias é a fazenda Cambará, alvo do principal conflito de terra na região. Os Guarani-Kaiowá da comunidade Pyelito Kue reivindicam e ocupam área dentro da fazenda desde novembro do ano passado.

A disputa pela terra ganhou repercussão após a divulgação de carta da comunidade indígena dizendo que eles estavam dispostos a morrer antes de ter que sair da área. O conteúdo foi interpretado como comunicado de ritual de “suicídio coletivo”, ganhando manifestações de apoio em todo o país.

Recentemente, após mobilização da sociedade, o Tribunal Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo, concedeu a permanência dos indígenas em área de 1 hectare dentro da fazenda até que seja concluído o processo de delimitação e demarcação da terra.

Advogado Armando diz que Funai está tratando fazendeiros como
Advogado Armando diz que Funai está tratando fazendeiros como

Invasão – O Sindicato Rural do município considera invasiva a ação da Funai e PF nas fazendas. Os proprietários afirmam “nunca terem visto esse tipo de vistoria na região”.

De acordo com o Sindicato, as equipes entram nas propriedades e, sem mandando judicial, colhem todo tipo de informação.

Entre as perguntas, eles questionam se a propriedade é registrada no Incra, área total e desde quando possui atividade no local.

Para o advogado da fazenda Cambará, Armando Albuquerque, a Funai “está considerando os fazendeiros como ocupantes e não proprietários dos locais”. Ele ainda avalia que a ação é um “pressuposto para mais invasões na região”.

Proprietários de fazendas em Tacuru entraram com processo judicial contra a ação das equipes.

O coordenador dos trabalhos na região da Funai, Marcelo Antônio Elihimas, esclarece que as equipes só entram nas propriedades com autorização dos responsáveis pela área e que o procedimento para levantamento fundiário é o mesmo realizado em todo país para as demarcações indígenas já feitas, com fundamentação em decreto 1.775/1996 e em portaria do Ministério da Justiça.

Além disso, ele frisa que a vistoria não significa que determinada área já é considerada indígena, já que o estudo depende também de análises de antropólogos e outros dados.

Ainda para resolver o impasse na área, um Plano de Proteção e Prevenção de Conflitos Fundiários a nível nacional deve ser criado, com previsão de que os membros visitem a área de conflito em Iguatemi.

Nos siga no Google Notícias