A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

11/04/2011 13:05

Funasa diz que não responde mais por atendimento à saúde indígena

Aline dos Santos

A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) informou, por meio de nota, que não responde mais por assuntos relacionados à saúde indígena.

No último sábado, o Campo Grande News divulgou a denúncia de um morador da aldeia Cachoeirinha, em Miranda. Ele relata que a viatura da Funasa estava sucateada e sem condições de transportar os doentes.

Conforme a nota, “os assuntos relacionados à Saúde Indígena é de competência da SESAI (Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde) regulamentada pelos Decretos 7.335 e 7.336, ambos de 19/10/2010, assinados pelo Presidente Lula; transferindo as ações de atenção integral da à saúde dos povos indígenas à essa Secretaria”.

À Funasa, cabe a responsabilidade de formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.

A fundação continua responsável pelas ações de saneamento em municípios de até 50 mil habitantes, ou seja 74 dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul, além de ações de saneamento em áreas rurais, assentamentos e comunidades remanescentes de quilombos.

Índio denuncia sucateamento de ambulâncias da Funasa em Miranda
“O transporte da aldeia para ir ao hospital da cidade está muito péssimo. Acaba matando o paciente”. A reclamação é do índio terena Izidio Albuquerqu...
Homem é esfaqueado e encontrado morto em frente de casa
Almir Caetano Lima, 39, foi encontrado morto com sinais de esfaqueamento na barriga, às 7h deste sábado (3) no bairro Cascatinha II em Sidrolândia, d...



oooh, amigo, a sesai foi recém criada e vc está falando em tomar posse do concurso, se informa, antes de tecer comentários, pois que eu saiba só vc fez concurso para saúde indígena, conta prá nós esse milagre. O concurso que eu fiz foi para a funasa que não tem nada a ver com sesai.
A pergunta deveria ser, porque não há concurso para a saúde indígena ? Enquanto um monte de sanguessugas estão lá mamando a muitos anos, com belos salários e os concursados ganhando bem menos, que mistério né. Cade o Ministério Público que não vê isso. Quem de fato esta preocupado com saúde dos indígenas?
 
João Maria em 12/04/2011 08:51:08
e ainda por cima, não convocaram os aprovados no processo seletivo realizado no inicio de 2010, muda de direção mas não fornecem profissionais para trabalhar com os índios, porque sera heim?????
 
jose carlos em 11/04/2011 01:16:02
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions