A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

02/05/2014 10:05

Glória de Dourados completa 58 anos nesta sexta-feira

Bruno Chaves
Nome da cidade surgiu após discurso de padre. “Esta cidade será a glória, disse (Foto: Divulgação/Prefeitura)Nome da cidade surgiu após discurso de padre. “Esta cidade será a glória", disse (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Distante a 265 quilômetros de Campo Grande, Glória de Dourados está em festa nesta sexta-feira, 2 de maio, data em que completa 58 anos da sua fundação. Inicialmente distrito de Dourados, a localidade ganhou título de município no dia 11 de novembro de 1963 por meio da Lei Estadual 1.941.

Veja Mais
Pecuarista é preso suspeito de ter mandado matar amante da esposa
Só este ano, 36 estrangeiros foram à PF em Corumbá para pedir refúgio

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Glória de Dourados teve seu desbravamento diretamente ligado à implantação da colônia Federal de Dourados. Os primeiros colonos começaram a chegar à região em meados de 1955.

Os primeiros ranchos foram construídos em 1956, após invasões de lotes. O primeiro comércio instalado no povoado foi uma loja de tecidos, que recebeu nome de ″Casas Viana”. No mesmo ano entraram em atividade uma pensão, uma farmácia e um bar.

Ainda conforme o IBGE, o nome do município surgiu após discurso do padre José Daniel, que na época era administrador do núcleo colonial e usou a seguinte expressão ao falar com os colonos: “Esta cidade será a glória, a glória de Dourados”.

Dados – De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, Glória de Dourados possuiu 9.927 habitantes. Com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,721, considerado alto, o município está em oitavo lugar na lista de rentabilidade das cidades sul-mato-grossenses. O índice é utilizado para calcular o desenvolvimento humano da região.

Com PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 113.897 milhões, a cidade de Glória de Dourados ocupa a posição 60º no ranking dos municípios de Mato Grosso do Sul, que possui 79 cidades. O valor também foi levantado pelo IBGE a preços correntes em 2011.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions