A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 21 de Janeiro de 2017

02/05/2014 10:05

Glória de Dourados completa 58 anos nesta sexta-feira

Bruno Chaves
Nome da cidade surgiu após discurso de padre. “Esta cidade será a glória, disse (Foto: Divulgação/Prefeitura)Nome da cidade surgiu após discurso de padre. “Esta cidade será a glória", disse (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Distante a 265 quilômetros de Campo Grande, Glória de Dourados está em festa nesta sexta-feira, 2 de maio, data em que completa 58 anos da sua fundação. Inicialmente distrito de Dourados, a localidade ganhou título de município no dia 11 de novembro de 1963 por meio da Lei Estadual 1.941.

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Glória de Dourados teve seu desbravamento diretamente ligado à implantação da colônia Federal de Dourados. Os primeiros colonos começaram a chegar à região em meados de 1955.

Os primeiros ranchos foram construídos em 1956, após invasões de lotes. O primeiro comércio instalado no povoado foi uma loja de tecidos, que recebeu nome de ″Casas Viana”. No mesmo ano entraram em atividade uma pensão, uma farmácia e um bar.

Ainda conforme o IBGE, o nome do município surgiu após discurso do padre José Daniel, que na época era administrador do núcleo colonial e usou a seguinte expressão ao falar com os colonos: “Esta cidade será a glória, a glória de Dourados”.

Dados – De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, Glória de Dourados possuiu 9.927 habitantes. Com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,721, considerado alto, o município está em oitavo lugar na lista de rentabilidade das cidades sul-mato-grossenses. O índice é utilizado para calcular o desenvolvimento humano da região.

Com PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 113.897 milhões, a cidade de Glória de Dourados ocupa a posição 60º no ranking dos municípios de Mato Grosso do Sul, que possui 79 cidades. O valor também foi levantado pelo IBGE a preços correntes em 2011.

Detentos são flagrados com celular cheio de vídeos de sexo com criança
Agentes penitenciários encontraram um celular contendo cenas de sexo com uma criança, na cela onde estão presos Luis Felipe Barbosa dos Santos, 19 an...
Dupla rende funcionários de mercado e foge levando carro e dinheiro
Funcionários de um supermercado localizado no centro de Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande, foram rendidos por dois bandidos armados. Viole...
Após discussão, homem é atingido por golpes de facão e fica em estado grave
José Cláudio dos Santos, 55, está internado em estado grave após ser esfaqueado diversas vezes com um facão. Os golpes foram desferidos por um conhec...
Indígena de 21 anos é assassinado com facada no peito em aldeia
Um indígena de 21 anos foi morto no início da noite desta sexta-feira (20) após ser atingido com uma facada no peito, na aldeia Amambai, em Amambai -...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions