A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

19/03/2013 09:26

Guia Lopes da Laguna e Ribas do Rio Pardo comemoram aniversário nesta terça

Gabriel Neris e Adriel Mattos
Município localizado a 102 km de Campo Grande comemora 69 anos de fundação (Foto: Divulgação)Município localizado a 102 km de Campo Grande comemora 69 anos de fundação (Foto: Divulgação)

Dois municípios de Mato Grosso do Sul estão de aniversário nesta terça-feira (19). Ribas do Rio Pardo comemora 69 anos de fundação, enquanto Guia Lopes da Laguna completa 75 anos.

Veja Mais
Cinco pessoas são atingidas por raio em colheita de cana e uma morre
PRF apreende carreta com 250 kg de agrotóxicos contrabandeados do Uruguai

A festividade começou na sexta-feira em Guia Lopes da Laguna com a realização de bailes e um almoço especial envolvendo a população. Hoje, às 8h, haverá execução do hino nacional e municipal. Às 9h, terá gincana cultural, enquanto às 19h30 será realizado um show gospel.

Ribas do Rio Pardo – Município localizado a 102 quilômetros de Campo Grande, Ribas do Rio Pardo tem população de quase 21 mil habitantes. As terras eram exploradas no início do século XVII por bandeirantes de São Paulo e Paraná, que estavam atrás de ouro.

Os primeiros registros concretos da formação do povoado são por volta de 1900. O vilarejo conhecido como Ribas do Rio Pardo começou a se desenvolver com a construção da estrada de ferro Itapura-Corumbá, em 1912. Três anos depois foi criado o primeiro distrito policial do município.

O vilarejo foi elevado a distrito de Paz com o nome de Conceição do Rio Pardo. Em 19 de março de 1944, foi intitulada a administração municipal.

Guia Lopes da Laguna – Com 10,4 mil habitantes, o município está a 227 km da Capital. A povoação teve início com a exploração da região pelos castelhanos sediados no Paraguai e, posteriormente, pelos bandeirantes paulistas.

Guia Lopes da Laguna está localizada a 227 km da Capital com 10,4 mil habitantes (Foto: Paulo Yuki)Guia Lopes da Laguna está localizada a 227 km da Capital com 10,4 mil habitantes (Foto: Paulo Yuki)

Os irmãos Gabriel e José Francisco Lopes foram os primeiros desbravadores. Em 1848, Gabriel adquiriu uma fazenda de pecuária às margens do rio Apa, se tornando o primeiro morador. Em 8 de maio 1867 na Guerra do Paraguai, José Francisco Lopes foi escolhido para guiar uma tropa de 1,5 mil homens.

Guia Lopes falece de cólera a poucos dias da travessia do rio Miranda, último obstáculo antes do objetivo final.

A nova povoação e os principais moradores decidiram homenagear José Francisco Lopes no dia 19 de março de 1938, transferindo à responsabilidade das autoridades civis de Nioaque.

Cinco pessoas são atingidas por raio em colheita de cana e uma morre
Um trabalhador rural identificado como Abmael Fernandes dos Santos, de 30 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (7) ao ser atingido por um raio en...
Autores de 'arrastão' são presos após perseguição de moto; veja o vídeo
"Desculpem os palavrões, mas há situações em que a gentileza não é prioridade". Assim a Getam (Grupamento Especial Tático de Motos) publicou nesta qu...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions