A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

06/11/2014 11:00

Hospital que atende pacientes de 33 cidades recebe reforma emergencial

Helio de Freitas, de Dourados
Hospital da Vida é a maior unidade de urgência e emergência da região sul e estava “caindo aos pedaços” (Foto: Divulgação/A. Frota)Hospital da Vida é a maior unidade de urgência e emergência da região sul e estava “caindo aos pedaços” (Foto: Divulgação/A. Frota)

Após anos “caindo aos pedaços”, o maior hospital da região sul do estado com atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) começou a receber uma reforma. O Hospital da Vida, localizado em Dourados, a 233 km de Campo Grande, é o único centro de urgência e emergência a atender pacientes da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul e de outros 32 municípios da região.

Veja Mais
Hoje é dia de Imaculada Conceição, padroeira de Dourados e do Paraguai
Jovem de 26 anos morre após fazer aborto em clínica clandestina

Com recursos próprios, a prefeitura iniciou uma reforma emergencial no prédio dois meses após assumir o gerenciamento do hospital através da Fundação de Serviços de Saúde de Dourados.

O trabalho inclui pintura dos quartos, reparos nas partes elétrica e hidráulica, substituição de portas e instalação de alguns equipamentos. Também está sendo construída uma nova ala para instalação de dez novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 11 de semi UTI.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, as mudanças são gradativas devido ao estado precário em que a estrutura se encontrava. A Secretaria Municipal de Saúde assumiu a unidade após vencer o contrato com o Hospital Evangélico, que administrava o Hospital da Vida desde 2009. A cidade ainda aguarda a liberação de verba federal para a reconstrução do prédio. O recurso já está garantido, mas o Ministério da Saúde pediu uma readequação no projeto. Com a contrapartida do estado e do município, serão R$ 3 milhões para a reforma e ampliação.

Recentemente, a Secretaria de Saúde instalou 20 leitos clínicos para tirar os pacientes dos corredores. Outra medida foi ampliar em mais 20 leitos o acordo que a prefeitura possui com o Hospital das Sias (Sociedade Integrada de Assistência Social) de Fátima do Sul, cidade a 40 km de Dourados e para onde são levados os casos mais simples.

Com anuência do Ministério da Saúde e do governo do Estado, a prefeitura tenta articular com municípios da macrorregião de Dourados a instalação de mais leitos em outras cidades para descentralizar o atendimento e desafogar a demanda do Hospital da Vida. Segundo a assessoria, já está em fase de licitação pelo governo do Estado a compra de equipamentos para mais 10 leitos no hospital de Nova Andradina e 10 no hospital de Ponta Porã.

Jovem de 26 anos morre após fazer aborto em clínica clandestina
Uma jovem de 26 anos morreu depois de fazer um aborto em uma clínica de Porto Murtinho, distante 431 km de Campo Grande na terça-feira (6). A mãe da ...
Segurança reage a assalto, troca tiros com bandidos e é atingido de raspão
Ao reagir durante assalto anunciado por três homens, o segurança Aldair José de Oliveira, 30, ficou ferido ao ser atingido por um tiro. O caso aconte...
Cinco pessoas são atingidas por raio em colheita de cana e uma morre
Um trabalhador rural identificado como Abmael Fernandes dos Santos, de 30 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (7) ao ser atingido por um raio en...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions