ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Indígenas bloqueiam MS-282 em protesto por água, médico e remédio

Nadyenka Castro | 03/11/2011 09:49

Aproximadamente 400 índios guarani- caiuá estão na rodovia. Eles aguardam a chegada do Ministério Público Federal

Aproximadamente 400 índios guarani- caiuá bloqueiam desde às 4 horas desta quinta-feira a MS-282, entre os municípios de Caarapó e Laguna Carapã, no sul do Estado.

De acordo com o vereador de Caarapó e liderança indígena Otoniel Ricardo (PT), os manifestantes estão com rostos e corpos pintados e pedem água, médico e remédios para a aldeia Tey Kuê.

Otoniel explica que 5,4 mil pessoas moram na aldeia que fica a 13 quilômetros da área urbana de Caarapó e estão há cerca de 40 dias com problema de abastecimento de água.

“Estão tomando banho no rio, água suja e isso está causando muita diarréia e vômito. Aí fica ruim e a gente fica preocupado”, fala Otoniel.

Em relação ao médico, o vereador e liderança da comunidade explica que há apenas um no posto da aldeia e que este tem se esforçado para fazer todos os atendimentos.

“Médico só tem um e precisa de mais. Esse que tem dobra os plantões, trabalha até mais tarde. A nossa preocupação é se ele ficar doente de tanto trabalhar aí vamos ficar sem nenhum”, declara.

Otoniel diz também que é preciso mais medicamentos no posto de saúde para atender à toda a população da aldeia. “O problema não é aqui. Vem lá de cima”, diz o vereador.

Segundo ele, a manifestação desta quinta-feira só irá acabar depois que o Ministério Público Federal chegar ao local e conversar com os índios.

Nos siga no Google Notícias