ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Indígenas de Miranda bloqueiam entrada de lixão como forma de protesto

Bruno Chaves | 20/05/2014 12:45

Aproximadamente 120 indígenas de oito aldeias e duas áreas de retomada de Miranda, a 201 quilômetros de Campo Grande, bloquearam, nesta terça-feira (20), a entrada do lixão do município, que fica na MS-446, como forma de protesto. Eles pedem reunião com a prefeita Marlene de Matos Bossay (PMDB) para reivindicarem melhorias na infraestrutura, saúde e educação das comunidades.

“Enquanto a prefeita não chegar, não sairemos daqui. Esse é um protesto contra ela, que desde quando assumiu não nos recebeu em uma audiência, que viemos tentando sempre”, disse o cacique Branco, um dos representantes do movimento.

Conforme o líder indígena, uma média de 7,5 mil índios vivem nas aldeias de Miranda e enfrentam dificuldades em relação a infraestrutura dos locais. “Pedimos iluminação pública, maior atenção às pontes, transporte escolar nas áreas de retomada e, em especial, que a prefeita retome a Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas”, explicou.

Os índios bloquearam a entrada do lixão com acampamentos. Eles prometem novos movimentos de protesto se a prefeita não marcar audiência com a comunidade. A reportagem procurou a Prefeitura Municipal de Miranda, por telefone, para que o Executivo se pronunciasse sobre a manifestação, mas as ligações não foram atendidas.

Nos siga no Google Notícias