ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Índios estudam em locais improvisados em aldeia de Dourados

Nyelder Rodrigues | 27/02/2013 21:09
Banheiro usado pelos alunos está em situação precária (Foto: Divulgação)
Banheiro usado pelos alunos está em situação precária (Foto: Divulgação)

Crianças indígenas da Escola Tangatuí Marangatu estão estudante em salas improvisadas em Dourados. A denúncia é do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação).

Conforme o sindicato, as estradas de acesso estão em más condições, e dificuldade em chegar às salas de aula reflete diretamente na educação.

Novas salas foram prometidas pelo governo, sendo uma extensão da escola, mas até então elas não foram construídas, e as aulas são dados a cerca de seis meses em um antigo armazém de grãos.

Ventiladores e janelas foram instalados no local recentemente, depois de inúmeras reclamações, mas o Simted afirma que a falta de estrutura do local é maior ainda.

Um exemplo são os banheiros, que em péssimas condições, falta até uma porta em um deles, e o bebedouro fica fora em local sem cobertura e abrigo contra sol e chuva. De acordo com a Associação de Professores da Aldeia, foi constatado que várias crianças abandonaram as aulas por causa da falta de estrutura, mesmo antes do final do ano escolar.

A Associação de Professores da Aldeia ainda explica que em dias de chuva os alunos não conseguem chegar à escola, e durante os dias de forte calor, as cadeiras precisam ser levadas para outro ambiente, pois os alunos indígenas passam mal.

Outra reclamação é que as escolas estão sem funcionários e coordenadores, sejam professores ou da área administrativa e manutenção. A Associação acredita que é necessária a construção de quatro salas. Amanhã (28), os indígenas se reúnem para tomar decisões sobre a situação.

A reportagem entrou em contato com assessoria de imprensa da Prefeitura de Dourados, que ficou de enviar uma resposta sobre o caso. A resposta não foi recebida até o fechamento da matéria.

Nos siga no Google Notícias