A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017

06/06/2011 21:31

Índios invadem fazenda próximo ao Anel Viário em Dourados

Paulo Fernandes
Índios dizem que os antepassados guaranis moraram naquele local (foto: Dourados Agora)Índios dizem que os antepassados guaranis moraram naquele local (foto: Dourados Agora)

Um grupo de dez famílias de índios da etnia guarani-kaiowá, das aldeias Bororó e Jaguapiru, invadiu uma fazenda de 26 hectares às margens da MS-156, próximo de onde está sendo construído o Anel Viário, em Dourados (230 km de Campo Grande, na região Sul do Estado).

A terra invadida fica aos fundos da Aldeia Bororó. A Polícia Federal foi acionada.

De acordo com o site Dourados Agora, dezenas de índios se mudaram para o local e barracos de lona estão sendo montados a todo o momento.

O cacique Shatalim Graito Benites afirmou que o grupo pleiteia uma área de 6 mil hectares. Os invasores dizem que as terras são indígenas, que os antepassados guaranis moraram naquele local.

Há anos, indígenas e produtores rurais vivem em clima de tensão, principalmente na região Sul do Estado. Os índios estão confinados a pequenas áreas. Já os fazendeiros lembram do direito de propriedade e exigem uma indenização justa pelas terras.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions