ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Infestada pelo Aedes, cidade vai multar gestor que não combater dengue

Decreto publicado nesta terça-feira responsabiliza gestores de órgãos municipais, estaduais e federais que não adotarem ações contra inseto responsável pela transmissão de dengue e zica vírus

Helio de Freitas, de Dourados | 19/01/2016 09:05
Mutirões de limpeza foram intensificados com contratação temporária de 50 agentes de saúde (Foto: Divulgação)
Mutirões de limpeza foram intensificados com contratação temporária de 50 agentes de saúde (Foto: Divulgação)

Com índice de infestação de Aedes aegypti superior a 4%, quando o considerado tolerável pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 0,1%, o município de Dourados, a 233 km de Campo Grande, decidiu apertar o cerco contra o transmissor da dengue, febre chikungunya e zica vírus.

Além da contratação temporária de 50 agentes de saúde e aumento dos mutirões desde a semana passada, nesta terça-feira (19) foi publicado no Diário Oficial do Município um decreto, assinado pelo prefeito Murilo Zauith (PSB), prevendo multa a gestores de órgãos públicos que não adotarem medidas para combater o mosquito.

De acordo com a prefeitura, a nova investida da “guerra contra a dengue” vai responsabilizar gestores e entidades públicas de administração direta ou indireta tanto municipal, quanto estadual e federal, que não fizerem a manutenção dos prédios para impedir a proliferação do mosquito.

Quem não cumprir o decreto será multado com base na lei nº 2.850, de 10 de abril de 2006, a chamada “Lei da Dengue”, e pelo decreto nº 3.843, de maio de 2006.

“Não podemos deixar que a nossa cidade tenha um surto, por isso estamos adotando medidas mais rigorosas”, afirmou o prefeito através da assessoria. Segundo ele, o exemplo deve partir do próprio poder público.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Sebastião Nogueira, existem casos em que os gestores ficam esperando a prefeitura fazer a manutenção de seus órgãos ou entidades. “A partir de agora eles terão o dever de verificar as condições do prédio, do quintal e providenciar a limpeza frequente para evitar depósitos de água parada que possam se transformar em criadouros do mosquito”.

Mutirões – A prefeitura promete manter os mutirões nos bairros para combater focos do inseto. Até agora o trabalho, reforçado pelo apoio do Exército, já foi feito no Canaã III, Cohab II, Jardim dos Estados, Parque das Nações II, Água Boa, Jardim Flórida, Parque do Lago e Novo Horizonte. Nesta quarta (20) o mutirão será no Jardim Santa Brígida, com participação de pelo menos cem agentes de saúde com o apoio de voluntários e soldados.

A prefeitura informou que a força-tarefa contra a dengue liderada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) já vistoriou 15 mil imóveis, expediu 300 notificações, fez o trabalho de bloqueio do mosquito com uso de fumacê em 370 quarteirões e eliminou 400 focos do Aedes aegypti.

Nos siga no Google Notícias