A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

11/12/2012 07:43

Jaraguari comemora hoje 59 anos de emancipação

Gabriel Neris
Beleza natural do município de Jaraguari, que hoje completa 59 anos de emancipação (Foto: Divulgação)Beleza natural do município de Jaraguari, que hoje completa 59 anos de emancipação (Foto: Divulgação)

Desmembrado de Campo Grande no dia 12 de dezembro de 1953, Jaraguari completa hoje 59 anos de emancipação. O município conta atualmente com 5.389 habitantes.

Veja Mais
Vereador é internado após AVC e boatos de morte causam confusão
Dupla é presa e confessa ter matado homem a pedradas e garrafadas

Famílias em busca de terras férteis para o plantio de subsistência no centro sul do país, chegaram e se instalaram nas cabeceiras dos córregos marimbondo, jatobá, cervo e jaraguari, a 45 km de Campo Grande. Mineiros e goianos buscaram trabalho em terras para plantar café que era a cultura fenômeno das exportações no mundo conhecido na Europa como o ouro negro do Brasil.

A região necessitava de gente para desmatamento e plantio. Em abril de 1910 seus moradores solicitaram ao presidente do estado a concessão de área para a formação do patrimônio. Um ano depois foi concedida uma área de 3.600 ha do município de Campo Grande para o povoado.

No início da década do século XX, o Brasil vivia sob o domínio das oligarquias rurais e setores médios urbanos, como os militares, por exemplo, começaram a questionar este poder e a pressionar por mais investimentos nas forças armadas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1949 a 1953, o distrito de Jaraguari permanece no município de Campo Grande. A 18 de janeiro de 1930, o governo do estado reservou uma área de 8.702 hectares no lugar denominado “Cervinho” onde se formou a colônia Bandeirantes e mais tarde colonos japoneses formaram mais outra colônia agrícola, com predominância de plantio de café, frutas, verduras e criação de porcos, transformada em 11/12/1953, o distrito de Bonfim é incorporado ao município de Jaraguari.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions