ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Juiz nega tirar do ar propaganda que acusa candidato do DEM de fake news

Alan Guedes, candidato do PP, acusou Barbosinha de divulgar “pesquisa absurda”

Helio de Freitas, de Dourados | 12/11/2020 09:35
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Barbosinha, candidato a prefeito pelo DEM, com o vice Valdenir Machado (Foto: Divulgação)
Barbosinha, candidato a prefeito pelo DEM, com o vice Valdenir Machado (Foto: Divulgação)

No último dia da campanha eleitoral no rádio e na televisão, a Justiça de Dourados, a 233 km de Campo Grande, negou pedido do candidato a prefeito José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), para retirar do ar propaganda do adversário Alan Guedes (PP).

Anúncio divulgado nas emissoras de rádio pela coligação “Respeito por Dourados”, encabeçada por Alan Guedes, acusa Barbosinha estar desesperado e de “fake news” por distribuir pesquisas “com números absurdos”.

A coligação “Reconstruir é Nosso Desafio”, encabeçada por José Carlos Barbosa, pediu a retirada da propaganda do ar afirmando que, além de conter informação inverídica, “divulga claras ofensas à reputação do candidato Barbosinha com a criação de estado mental anormal”.

Entretanto, o argumento foi rejeitado pelo juiz da 43ª Zona Eleitoral, José Domingues Filho. “Embora ácidas e contundentes, críticas envoltas ao debate político não se enquadram como propaganda eleitoral abusiva, privilegiando-se, assim, a liberdade de expressão e a livre profusão de ideias. O debate político não pode ser excessivamente resfriado, inibido, cabendo a atuação do Judiciário apenas em casos realmente extremos”, afirma o juiz.

Diante da representação de Barbosinha que mostrou decisão judicial a favor da pesquisa citada na propaganda do concorrente, José Domingues Filho afirma que pesquisas eleitorais não são absolutas e mudam a cada instante, “conforme entenda o povo”.

Dourados tem sete candidatos a prefeito nestas eleições, mas desde o início da campanha a disputa está polarizada entre Barbosinha e Alan Guedes, que é o atual presidente da Câmara de Vereadores.

Nos siga no Google Notícias