A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

20/11/2013 07:43

Justiça manda índios desocuparem Fazenda São Jorge, em Japorã

Viviane Oliveira

A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul determinou a desocupação de áreas que faz parte da Fazenda São Jorge, em Japorã, a 487 quilômetros de Campo Grande. A comunidade ficará restrita a apenas uma parcela de 10% da propriedade.

Veja Mais
Entidades querem acompanhar reintegração de posse em Japorã
Veículo colide em capivara, sai da pista e pega fogo nas margens da MS-157

Em decisão anterior, o judiciário havia determinado que os índios ficassem nesta área restrita, no entanto os índios teriam avançado e ocupado toda a área e expulsado o proprietário da fazenda.

A Justiça deu prazo de 10 dias para que a comunidade volte área restrita e desocupe o restante da fazenda. Na mesma decisão, a Justiça afirma que a PF informou que os índios estavam agindo com técnicas de guerrilha, armados, com facões e flechas. Por conta disso não conseguiram evitar a invasão total da propriedade e fazer cumprir a decisão anterior da Justiça. 

A decisão da Justiça atende a um pedido do advogado Felipe Ricetti Marques. De acordo com ele, o próximo passo é pedir a retirada da comunidade indígena também da área de 10% destinada a eles.

A área de 317 mil hectares está sendo disputada por indígenas da etnia Guarani, que estão no local desde o dia 14 de outubro. Eles querem a ampliação da aldeia Porto Lindo Yvi Katu.

(Com informações do site Dourados Agora).

Entidades querem acompanhar reintegração de posse em Japorã
Diante da possibilidade de uma ação policial para retirar os indígenas guarani-kaiowá que ocupam a fazenda Chaparral, localizada em Japorã, as entida...
Embriagada e cansada de apanhar, mulher mata marido com facada
Embriagada e cansada de apanhar, Maria Aparecida Ortiz, 49, matou Luis Carlos Ajala, 41, com uma facada no braço direito. Ele perdeu muito sangue e v...



O desfecho é sempre o mesmo. A justiça manda, os índios não obedecem. a justiça manda a PM, os índios não obedecem. A PM baixa o sarrafo e os índios correm para as ONGs e OAB dizendo que a PM é violenta. Não precisa nem bola de cristal para saber o que vai acontecer
 
Alex andré de souza em 20/11/2013 12:48:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions