A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Fevereiro de 2017

01/08/2015 09:36

Leitão no Rolete atrai 30 mil pessoas e dobra população de município

Michel Faustino e Priscilla Peres, enviada especial a São Gabriel do Oeste
250 leitões e 1,2 mil quilos de linguiça serão servidos durante os dias da festa. (Foto: Marcos Ermínio)250 leitões e 1,2 mil quilos de linguiça serão servidos durante os dias da festa. (Foto: Marcos Ermínio)
Leitão no Rolete atrai 30 mil pessoas e dobra população de município

A organização da 22ª edição da tradicional Festa do Leitão no Rolete de São Gabriel do Oeste, que começou nesta sexta-feira e vai até o domingo (2), espera receber ao menos 30 mil pessoas, no pavilhão de eventos do Clube de Laço Liberato Mafissoni e no CTG Chama Crioula. O evento dobra o número de habitantes na cidade, localizada a 140 quilômetros da Capital.

Segundo o presidente da Cooasgo (Cooperativa Agropecuária), Jair Borgmann, durante o almoço deste sábado e domingo, serão servidos 250 leitões assados e 1,2 mil quilos de linguiça de porco - aproximadamente 15 mil refeições.

Conforme Jair, por conta da magnitude do evento, que atrai visitantes de todo o país, os hotéis da cidade estão trabalhando a pleno vapor para comportar o grande público, que movimenta todo o comércio e rede turística de São Gabriel e região durante os dias da festa.

Também estão previstos mais de 40 expositores de empresas do estado, não apenas da área agropecuária, mas também automobilística e de artesanatos.

O número de visitantes aguardados para os três dias de festa é superior ao de moradores. Segundo último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado em 2014, o município tem 24.515 habitantes.

As atividades e atrações iniciaram na quinta-feira (30) com a sétima edição do FestOeste (Festival da Canção de São Gabriel do Oeste), que este ano, pela primeira vez, contou com aporte financeiro do governo do Estado, que garantiu R$55 mil para realização do festival.

Já a abertura oficial do evento aconteceu na noite de ontem e a programação segue até o domingo (02), com o tradicional almoço a partir das 10h30 e shows com os cantores Gusttavo Lima (hoje) e Amado Batista (amanhã) .

Tradição – Conforme o presidente da Cooasgo, a história do Leitão no Rolete se confunde com com a da cooperativa que foi fundada um ano antes da festividade que hoje é considerada uma das mais importantes do Estado.

Jair lembra que a festa começou de maneira tímida, apenas uma confraternização entre os funcionários da Cooasgo.

“Eu lembro que a gente resolveu se reunir pela primeira vez no primeiro ano de cooperativa. Na época a gente assou cinco leitões e vimos isso aqui crescer e se tornar referência cultural no Estado”, comentou.

Cuidados na estrada – Por conta do grande fluxo de veículos que devem seguir para o município neste fim de semana via BR 163, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) orienta para que os motoristas tenham muita atenção.

Conforme a PRF, até o momento o fluxo está moderado, no entanto, deve aumentar no período da tarde por conta das atrações da festa no período da noite, como shows, e a exposição agropecuária.

Salão, onde será servido o leitão, é decorado em São Gabriel (Foto: Marcos Ermínio)Salão, onde será servido o leitão, é decorado em São Gabriel (Foto: Marcos Ermínio)
Apuração no HR conclui que não houve 'falha ética' em mortes no local
Uma investigação interna realizada pela direção do HR (Hospital Regional) de Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande para apurar a mo...
Carreta da Justiça oferecerá serviços a partir do próximo dia 13
Carreta da Justiça, programa do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) que oferece serviços do judiciário de forma gratuita, chegará ao mun...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions