ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Ministério declara área de 33 mil hectares como terra indígena em MS

Aline dos Santos | 02/05/2016 08:05
Terenas fizeram festa para comemorar decisão do Ministério da Justiça. (Foto: Direto das Ruas)
Terenas fizeram festa para comemorar decisão do Ministério da Justiça. (Foto: Direto das Ruas)

O processo para demarcação da terra Taunay-Ipégue, em Aquidauana, avançou. Nesta segunda-feira, o Ministério da Justiça declarou a área de posse permanente dos terenas. São 33.900 hectares. A Justiça Federal havia dado prazo de 30 dias para manifestação do ministério e determinado multa de R$ 50 mil por dia em caso de descumprimento.

O processo está parado há sete anos, dos quais três anos e nove meses em razão de decisão judicial referente a ação que discute o domínio sobre a área. Desta forma, há três anos o procedimento administrativo de demarcação estava à disposição do titular do Ministério da Justiça para que proferisse uma decisão.

Conforme a portaria 497, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, a Funai (Fundação Nacional do Índio) promoverá a demarcação administrativa da terra indígena, para posterior homologação pela presidente da República.

“Agora, a Funai vai fazer levantamento das benfeitorias em todas as áreas que incide nesses 33 mil hectares, demarcação dos marcos físicos e homologação. São 17 propriedades dentro do território, tem fazenda com 12 mil hectares”, afirma Lindomar Ferreira, que é coordenador da Sesai ( Secretaria de Saúde Indígena ) e liderança indígena.

O pedido de revisão dos limites territoriais da Terra Indígena Taunay-Ipégue começou em 1985. Em 1999, os estudo demarcatórios começaram a ser realizados na região pela Funai e foram concluídos em 2004. O Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da área concluiu pela existência de uma terra tradicional de 33.900 hectares e perímetro de 78.500 m².

Nos siga no Google Notícias