ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Ministério suspende recursos do programa Saúde da Família em Selvíria

Aline dos Santos | 18/06/2013 08:43

O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de recursos para os programas Saúde da Família e Saúde Bucal em Selvíria. O município fica a 404 km de Campo Grande e tem 6.656 habitantes. Foram detectadas irregularidades durante fiscalização da CGU (Controladoria-Geral da União), realizada em 2011.

O principal problema foi o descumprimento da carga horária por parte de profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. Além de irregularidades junto ao Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, conforme preconiza a Política Nacional de Atenção Básica.

De acordo com a portaria assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foram suspensas a transferência de incentivo financeiro para três equipes de Saúde da Família e três equipes de Saúde Bucal. A decisão, que suspende a transferência de recursos a partir de maio, vai perdurar até a adequação das irregularidades por parte do município. A portaria foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. 

O programa Saúde da Família é a principal estratégia para reorientar o modelo de assistência à saúde da população a partir da atenção primária. As equipes multidisciplinares são formadas por médico, enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Nos siga no Google Notícias