ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Interior

MMX nega acusações e diz não ter relação com carvoaria denunciada

Vanda Escalante | 12/07/2011 12:39
Alguns funcionários moram num forno, como se fosse alojamento.
Alguns funcionários moram num forno, como se fosse alojamento.

Em nota divulgada nesta terça-feira (12), a empresa MMX Metálicos Corumbá Ltda. rebate as denúncias feitas pelo MPT (Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional de Mato Grosso do Sul) e noticiadas ontem por diversos órgãos de imprensa.

As denúncias se referem a uma carvoaria em Porto Murtinho, vistoriada no final de junho, onde foram encontrados trabalhadores em situação degradante, sem higiene e consumindo água contaminada.

Na Fazenda Dannemann, também conhecida como Fazenda Maracujá, alguns funcionários moram num forno, como se fosse alojamento, uma das piores situações encontradas durante a visita técnica.

Ao todo foram encontrados 17 trabalhadores há meses sem registro na carteira de trabalho, sem equipamentos de proteção individual, morando em alojamentos precários e a caixa d’água disponível no local estava vazia e suja, informa o MPT.

A carvoaria é apontada como fornecedora da MMX, que teria firmado acordo com o MPT em 2008 para sanar as irregularidades.

Na nota, a MMX reconhece a existência de um TCC (Termo de Compromisso de Conduta) que “estabelecia obrigações da companhia para com seus empregados próprios e para com os empregados de seus então fornecedores de carvão vegetal”.

No entanto, a empresa alega que “não opera mais no segmento siderúrgico desde o final de 2008, deixando de consumir carvão vegetal há três anos, tornaram-se inaplicáveis as obrigações do citado Termo de Compromisso”.

Como a fiscalização teria ocorrido três anos depois de a MMX ter encerrado suas atividades siderúrgicas e, conseqüentemente, ter deixado de adquirir carvão vegetal como insumo, o argumento é de que a empresa “não pode ser responsabilizada pelas atuais condições de trabalho pretensamente encontradas em carvoaria que nunca foi sua fornecedora e que não entrega seu produto para esta companhia”, diz trecho da nota, que termina com a afirmação de que a MMX cumpre a legislação e respeita os direitos dos trabalhadores.

Nos siga no Google Notícias