ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

MPE cobra providências para tirar pacientes de corredores de hospital

Em recomendação publicada nesta terça-feira, promotor afirma que problemas detectados em 2013 continuam em hospital de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 19/04/2016 14:26
Hospital da Vida é único de urgência e emergência a atender pelo SUS na região sul (Foto: Arquivo)
Hospital da Vida é único de urgência e emergência a atender pelo SUS na região sul (Foto: Arquivo)

O MPE (Ministério Público Estadual) cobrou providências da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) para acabar com a internação de pacientes nos corredores do Hospital da Vida, única unidade de urgência e emergência a atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) na região sul do Estado.

Em recomendação publicada hoje (19) no Diário Oficial do MP, o promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Junior estipulou prazo de 60 dias para as medidas com o objetivo de solucionar os problemas, que segundo ele foram detectados em 2013 e até agora persistem na unidade, conforme vistoria feita pela Vigilância Sanitária. Desde 2014 o Hospital da Vida é administrado pela prefeitura através da Funsaud.

Limpeza e lençóis – Além de providências para acomodar mais leitos e evitar a presença de macas com pacientes nos corredores, o promotor solicita uma série de adequações e melhorias no hospital, como recuperação de colchões, limpeza “contínua e eficiente” de todo o ambiente hospitalar, principalmente banheiros, acomodação para acompanhante e fornecimento de roupas, lençóis e toalhas de banho e rosto em quantidade proporcional à demanda do hospital.

Outras providências solicitadas são disponibilização integral e ininterrupta de exames básicos e medicação como antibióticos e outros medicamentos, além de material básico como seringas, bolsas coletoras para urina, gaze, luvas, esparadrapos, fio de sutura, máscaras, gorros e solução fisiológica e glicosada.

MPE quer mais leitos – Ao secretário de Saúde Sebastião Nogueira e ao prefeito Murilo Zauith (PSB), o promotor solicita uma solução, em 60 dias, para os pontos considerados mais urgentes e apontados no inquérito civil de 2013, como viabilidade e prazo aproximado de construção de leitos de enfermaria nas dependências do Hospital da Vida, pelo menos para abrigar o quarto leito existente atualmente na enfermaria.

Etéocles Brito Junior cobra também fiscalização das atividades realizadas no Hospital da Vida, “com visitas esporádicas e sem prévio aviso”, e encaminhamento à Promotoria de Justiça de relatório das condições encontradas.

“O problema foi diagnosticado em 29 de outubro de 2013 e nos dias de hoje a situação permanece inalterada. Manter pacientes em macas nos corredores é inadmissível, uma vez que, além de não garantir nenhuma privacidade, dificulta acesso a banheiros, congestiona o fluxo de pessoas e equipamentos, dificulta a localização e identificação do paciente, causa embaraços à higienização do ambiente, desorganização do atendimento e o pior, alto risco de contaminação, infecção hospitalar e acidentes”, afirma o promotor.

A direção da Funsaud informou que só vai se pronunciar após um parecer da assessoria jurídica da instituição.

Nos siga no Google Notícias