ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

MPE dá 90 dias para Estado ativar anexo em presídio de Corumbá

Anny Malagolini | 28/10/2016 17:26

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) recomendou a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e a Agepen ( Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), que promovam em até 90 dias, ativação e ocupação do novo anexo de celas do Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá - localizado a 450 quilômetros de Campo Grande. 

A recomendação foi feita por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social e da 3ª Promotoria de Justiça da Execução Penal, conforme publicação desta sexta-feira (28).

Recentemente, o presídio passou por ampliação, com a construção de um novo prédio anexo de celas e solários, com capacidade para 190 presos, ao custo de R$ 2.391.815,38, oriundos do Fundo Penitenciário Nacional.

Ocorre que mesmo pronto, o espaço continua sem abrigar detentos. E de acordo com inquérito civil público do ano passado, a unidade está superlotada. Apesar de possuir capacidade para 228 presos do sexo masculino, contava com 508 internos, por isso seria essencial a imediata ocupação.

A reforma, aliás, foi executada justamente para a redução da superlotação, e conforme publicação, “a não utilização do novo anexo de celas do Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá constitui um verdadeiro contrassenso e implica em evidente desperdício de recursos do erário”.

O prazo para que Sejusp e Agepen cumpram a recomendação é de 90 dias, sob pena de adoção de medidas judiciais.

Nos siga no Google Notícias